24.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio, 2024

UNFPA: Israel impede a chegada de ajuda médica a Gaza

Soldados israelenses montam guarda perto de caminhões que transportam ajuda humanitária para a bloqueada Faixa de Gaza, 19 de dezembro de 2023. (Foto: AFP)

HispanTV – O Fundo de População das Nações Unidas listou na quinta-feira alguns dos materiais e itens de ajuda que Israel impediu de entrar na Faixa de Gaza.

Esta lista inclui vários itens essenciais, incluindo “ventiladores, cadeiras de rodas, kits de parto, equipamentos de ultrassom e geradores ”, escreveu o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) na rede social X.

No mesmo contexto, os camiões de ajuda que entram em Gaza são controlados por Israel e, se as autoridades se opuserem a um único item do camião, o camião inteiro não será autorizado a entrar no enclave.

De acordo com relatórios internacionais, Israel rejeitou completamente muitos carregamentos de ajuda, incluindo pequenas tesouras, canetas de insulina, anestesia, cilindros de oxigénio e materiais necessários para operações cirúrgicas.

Numerosos países enviaram ajuda para Gaza através do Egipto, mas devido às obstruções israelitas, grande parte dela ainda está à espera em território egípcio.

Israel desencadeou uma guerra genocida contra Gaza em retaliação ao fracasso sofrido durante a Operação Tempestade Al-Aqsa, levada a cabo em 7 de Outubro pelo  Movimento de Resistência Islâmica Palestiniana (HAMAS)  contra alvos israelitas nos territórios ocupados, em resposta a décadas de crimes cometidos pelo Entidade sionista contra o povo palestino.

Os bombardeamentos indiscriminados e a ofensiva terrestre do regime de Tel Aviv contra o enclave palestiniano sitiado deixaram pelo menos 33.545 mortos , a maioria deles mulheres e crianças, e mais de 76.000 feridos, enquanto milhares de pessoas continuam desaparecidas sob os escombros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS