© AFP 2023 / Aleksei Chernyshev
Sputnik – as últimas semanas, as forças ucranianas tentaram desesperadamente manter as suas posições nesta cidade da região de Donetsk ante o avanço das tropas russas, que finalmente conseguiram assumir o controle total da cidade no sábado (17).
A cidade desempenha um papel essencial do ponto de vista político e militar, por isso o comando ucraniano entende que deixá-la significa perder toda a região do Donbass, dizem especialistas militares.
A importância estratégica
A importância de Avdeevka para a Ucrânia reside no fato de ser um grande entroncamento ferroviário e um poderoso centro industrial. A poucos quilômetros de distância fica a linha ferroviária que liga Donetsk, Gorlovka e Lugansk.
Para ambos os lados, Rússia e Ucrânia, Avdeevka tem grande importância política e militar, disse à Sputnik o diretor do Centro de Estudos Militares e Políticos do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, professor Aleksei Podberiozkin. Esta cidade “é a parte central da [linha de] frente [de batalha]”, explicou.
Segundo o especialista, as melhores fortificações estão concentradas na zona de Avdeevka e foi lá onde foram posicionadas as unidades ucranianas mais preparadas para o combate e o maior número de equipamentos. A sua feroz resistência “marcou não só esta área, mas também toda a capacidade de resistência das Forças Armadas ucranianas”, destacou.
Existem várias razões pelas quais Kiev continua tão interessada em Avdeevka, de acordo com o veterano acadêmico russo especializado em assuntos militares e internacionais, Andrei Koshkin.
O especialista afirma que as tropas ucranianas vinham fortificando Avdeevka desde que assumiram o controle da cidade em 2014, quando o conflito ucraniano realmente começou, investindo recursos e esforços consideráveis para transformar este centro populacional em uma fortaleza.
Segundo Koshkin, a artilharia ucraniana baseada em Avdeevka poderia bombardear áreas residenciais de Donetsk com relativa impunidade.
Além disso, a libertação de Avdeevka permitirá que as forças russas avancem mais para o oeste, empurrando as forças de Kiev para trás e impedindo-as de lançar novos ataques às cidades russas vizinhas.