10.5 C
Brasília
sábado, 20 julho, 2024

Turismo e artesanato colorem o Salar de Uyuni, na Bolívia

Potosí, Bolívia, 19 de agosto (Prensa Latina) A primeira Feira de Turismo e Artesanato Salar de Uyuni e Lagunas de Colores reúne hoje mais de 100 viajantes e criadores de artesanato neste território do departamento de Potosí.

“A primeira edição desta feira acontece neste sábado na cidade de Colchani, um setor do Salar de Uyuni. Convidamos artesãos da região sudoeste de San Luis Potosi para que possam participar”, disse a vice-ministra de Turismo Eliana Ampuero, em declarações à imprensa.

turismo-e-artesanato-cor-salar-de-uyuni-na-bolivia

A autoridade explicou que a exposição da feira ocorre no contexto do Programa de Promoção do Turismo do Salar de Uyuni e Lagunas de Colores 2023, apoiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (PDUL-CAF).

São 12 os municípios de Potosí que se beneficiaram deste plano: Uyuni, Llica, Tahua, San Pedro de Quemes, San Agustín, San Pablo de Lípez, Colcha “K”, Mojinete, San Antonio de Esmoruco, Villazón, Tupiza e Atocha.

O vice-presidente destacou a ampla participação de empresários que vão expor produtos nacionais com o selo Made in Bolivia, além de grupos musicais e de dança que animarão o evento.

“Este evento reunirá 100 expositores, artesãos, prestadores de serviços turísticos, associações de turismo, hospedagem, gastronomia muito típica da região e música variada”, disse Ampuero.

“Convidamos a população a acompanhar esta caravana e os operadores turísticos, claro, a nível nacional para que possam organizar pacotes especiais de deslocação ao salar, onde poderemos apreciar esta importante amostra artesanal e turística”, concluiu o vice-ministro. .

Localizado no sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni é o maior do mundo.

Essa região semidesértica e de terras vulcânicas contém em seu interior recursos de grande importância econômica, como a maior reserva de lítio do planeta, além de outros minerais.

turismo-e-artesanato-cor-salar-de-uyuni-na-bolivia

No entanto, sua grande atração são suas paisagens de extraordinária beleza natural, que incluem formações rochosas, poços vulcânicos e espetaculares gêiseres, que transportam o visitante de volta à época da formação do planeta Terra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS