Trinidad, Cuba (Prensa Latina) Os encantos de Trinidad, de Cuba ficam apanhados no dia a dia nos olhos dos milhares de visitantes que percorrem suas ruas sinuosas, fascinados pela expressão arquitetônica da Cidade Museu do Caribe.
A terceira vila fundada pelos espanhóis em Cuba, localizada na central província de Sancti Spíritus, possui opulentos palacetes neoclássicos, igrejas e torres de estilo europeu, moradias de altas janelas e tetos abastados de atributos herdados do florescimento açucareiro que viveu a cidade séculos atrás.
Durante os séculos XVIII e XIX a produção de açúcar prosperou nesta cidade como poucas em Cuba, beneficiada com a fertilidade do vale que a contorna – denominado Valle de los Ingenios (Vale dos Engenhos) – e a saída para mar do Caribe pelo porto de Casilda, a poucos quilômetros do centro.
Como resultado, para meados do XVIII a vila da Santísima Trinidad impressionava pela sua exuberância, chegando a se comparar com a cidade de Havana e outras cidades de importância, como escreveu em 1841 J. B. Rosemond do Beauvallon no seu livro ‘La Isla de Cuba’ (A Ilha de Cuba). ‘Cidade nenhuma exprime uma impressão visual mais encantadora que Trinidad; suas ruas riscadas a cordel, suas moradias regulares, suas pavimentações e suas amplas calçadas lhe dão um ar de limpeza não característica das outras cidades cubanas’, assinalou.
A pavimentação de suas ruas, as calçadas com tijolos ou lajes, o traçado urbano ‘de cordel’ e a uniformidade das telhas acanaladas que cobrem ainda os telhados da cidade parecem parados naquela altura, lhe outorgando um ar de museu arquitetônico.
Inscrita desde 1988 na listagem de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO junto ao Valle de los Ingenios, a terceira vila cubana resguarda as chaves da composição e o traçado da cidade hispânico-americana, influenciada pela transculturação, a mestiçagem e a crioulização das construções.
A COMPOSIÇÃO DE UMA CIDADE MUSEU
Localizada no centro sul de Cuba, a 360 quilômetros no leste de Havana, a cidade de Trinidad não sempre se privilegiou de sua localização próxima ao mar.
Conforme explica Yolanda Wood, historiadora de arte da Universidade de Havana, isto, pelo contrário trouxe consigo constantes ataques de piratas e contrabandistas que negociavam com ilhas próximas e provocou a mobilidade e o provisório dos primeiros assentamentos.
A implantação do modelo hispânico de traçado regular foi, portanto, devagar e sua definitiva adequação às realidades locais, topográficas e sociais resultou também comum a muitas das primeiras vilas fundadas na região toda, escreveu ao respeito Wood.
De maneira que o modo de organização social de Trinidad e de outras das primeiras sete vilas estabelecidas pela Espanha em Cuba resultam desiguais com a maneira de proceder de outras metrópoles como a França e Inglaterra também assentadas na área.
Este foi um processo profundamente cultural que definiu os vetigios essenciais das cidades do Caribe hispânico e que ainda hoje pode se apreciar em Trinidad graças à conservação, sobre tudo, de seu centro histórico.
Obras religiosas, civis e notadamente domésticas dão fé da evolução social e arquitetônica experimentada durante mais trezentos anos, graças ao trabalho de famílias e instituições empenhadas em preservar esse patrimônio.
O traçado de Trinidad é um ato de vida, pois, embora nasceu conforme o ideal urbano de sua época, evoluiu em termos de serviço, em ajuste a demandas sociais imediatas, explica a professora Alicia García Santana no seu livro ‘Las primeiras vilas de Cuba’ (As primeiras vilas de Cuba).
Segundo esta especialista do patrimônio arquitetônico, disso deriva o encanto, o mistério e as surpresas que proporcionam caminhar por uma cidade que conduz ao longo dos passos abertos por seus moradores, geração trás geração.
Dentro de tamanho esplendor, Trinidad constitui um excepcional depoimento da época notadamente pela maneira em que se conformou sua arquitetura doméstica.
Mesmo que existem edifícios religiosos, civis e até militares de interesse, estes constituem exemplos isolados que tomam sentido dentro do conjunto de seus homólogos em toda Cuba, explica García.
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