Roma, 10 nov (Prensa Latina) A versão restaurada do filme ‘Bituima 1780’ estreia hoje na 35ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste, no âmbito da trilogia ‘De Amores y crimes’ do grande escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez.
A ideia original das obras surgiu de uma investigação realizada pelo Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez no Arquivo Geral das Índias de Sevilha, interessado em saber como a vida passava em solo americano, no final do século XVIII sob o domínio colonial espanhol com as tensões entre espanhóis, crioulos, negros e aborígenes.
Na seção Cinema e Literatura, neste quarto dia do evento ‘O Ano da Peste’ (México), também será apresentado o longa-metragem de Felipe Cazals estreado em 1979 com roteiro de José Agustín, Juan Arturo Brennan e Gabriel García Márquez.
Os longas-metragens ‘Mulher Oceano’ (Brasil), de Djin Sganzaerla; ‘A morte virá e ele terá seus olhos’ (Argentina / Alemanha), de José Luis Torres; ‘Piola’ (Chile), de Luis Alejandro Pérez; e o documentário ‘Las seven Paradas’ (Colômbia), dirigido por Walter Rojas, são os filmes da Competição Oficial marcada para hoje.
Por sua vez, na seção Competição Contemporânea os documentários ‘Tanya’ (Argentina), Agustín Massa; ‘O fim da eternidade’ (Argentina / Peru), Pablo Radice; ‘Cumbia que te vas de ronda’ (Argentina / Bolívia), Pablo Ignacio Coronel; e o filme de ficção ‘Implosión’ (Argentina), Javier Van de Couter.
Por fim, ‘Um retrato de Diego’ (México), Gabriel Figueroa e Diego López; e ‘El plumaria de Moctezuma: plumaria de México’ (México / Áustria), dirigido por Jaime Kuri, estará na seção Contemporary World Latino desta edição do festival que vai até o dia 15 em formato virtual.