29.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

Tochas e desfile nacional voltarão às ruas da Guatemala

Cidade da Guatemala (Prensa Latina) As atividades pelos 201 anos da Independência da Guatemala começam hoje nesta capital com o acendimento do fogo nacional na Plaza de la Constitución.
Após dois anos sem tochas devido à pandemia de Covid-19, o governador do departamento da Guatemala, Jorge Luis Gramajo, anunciou o retorno das festividades às ruas da cidade com entusiasmo, mas de forma organizada e responsável, como a uso de máscara preventiva.
Também nesta quinta-feira a chama arderá no Monumento ao Próceres de la Independencia na Plaza del Obelisco, na zona 10, de onde sairão centenas de estudantes e trabalhadores nas próximas semanas em seu habitual passeio pelas principais avenidas da cidade.
Uma comissão é responsável pela promoção de eventos cívicos, incluindo o habitual desfile de bandas escolares no Centro Histórico e a nível departamental.
Nesse dia, os estudantes irão cumprimentar o presidente Alejandro Giammattei, que ocupará um palco montado na fachada principal do Palácio Nacional da Cultura.
O calendário dos próximos eventos inclui a chegada da Tocha Centro-Americana da Paz na Plaza del Obelisco (2 de setembro) e sua partida um dia depois para Jalpatagua, departamento de Jutiapa, onde será realizada uma cerimônia oficial de sua chegada.
As autoridades educacionais também devem reconhecer os alunos de destaque (no dia 9), uma homenagem a Canção da Guatemala no Centro Cultural Miguel Ángel Asturias (10) e um Conjunto Nacional de Marimba no Grande Salão Efraín Recinos do complexo icônico.
No dia 14 será realizado o Solene Te Deum na Catedral Metropolitana e o hasteamento da bandeira no frontispício do Palácio Nacional da Cultura.
Deste último edifício histórico, no dia 15 de setembro, Giammattei transmitirá uma mensagem presidencial.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS