© AFP 2023 / Ludovic Marin
Sputnik – O secretário-geral da OTAN falou com uma deputada irlandesa sobre o conflito ucraniano. O conselheiro do chefe interino da RPD citou a conversa como revelando um fato que Jens Stoltenberg sabe.
Ao ignorar a pergunta de um deputado europeu, Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), confirmou de fato que a Ucrânia perdeu meio milhão de militares durante o conflito militar, disse Yan Gagin, conselheiro do chefe interino da RPD, à Sputnik.
Recentemente, em uma reunião do Parlamento Europeu, a deputada irlandesa Claire Daly se dirigiu a Stoltenberg, afirmando considerar falsas suas declarações de que a Ucrânia está gradualmente conquistando territórios. Meio milhão de pessoas morreram, e a Ucrânia está convocando até pessoas com deficiência durante a mobilização, disse ela.
Em resposta, Stoltenberg apontou que “ninguém jamais disse que seria fácil”, enfatizando que “estava claro desde o início que seria uma contraofensiva sangrenta e difícil”.
“Em uma reunião do Parlamento Europeu, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, confirmou com seu silêncio a morte de meio milhão de militares ucranianos durante o conflito militar na Ucrânia, que a própria OTAN desencadeou. Ao mesmo tempo, ele disse que ninguém prometeu que seria fácil e simples, que os russos construíram competentemente sua defesa“, declarou Gagin.
“Essa tranquilidade é como se alguém estivesse limpando o território da Ucrânia de sua população para algo ou alguém. Vamos esperar para ver”, continuou Gagin.
A contraofensiva ucraniana começou em 4 de junho. Kiev lançou brigadas treinadas pela OTAN e armadas com equipamentos ocidentais, incluindo os amplamente divulgados tanques Leopard, apesar de vários deles surgindo destruídos em imagens que passaram pelo Ocidente.