Brasília, 11 de agosto de 2022 às 12:19
Selecione o Idioma:

Meio Ambiente

Postado em 21/07/2022 11:28

SOS Pantanal e Rede Pro UC promovem expedição por unidades de conservação

.

Parque Estadual Encontro das Águas – Gustavo Figuerôa

O evento contará com a presença das atrizes Cristiana Oliveira e Letícia Salles

Jornada Um Dia no Parque, ação em prol da conservação da biodiversidade, será vivenciada pelas intérpretes das duas versões da novela “Pantanal” e inclui tour de observação de onças-pintadas

O Instituto SOS Pantanal e a Rede Pro UC realizam, entre 20 e 25 de julho, a expedição “Um dia no Parque”. A ação de conscientização é inspirada no tema Unidades de Conservação e apresenta uma série de atividades e vivências para dimensionar o papel das unidades na preservação da biodiversidade brasileira.

A jornada pelo bioma, maior planície inundável do mundo, contará com as participações especiais da atriz e embaixadora do SOS Pantanal, Cristiana Oliveira, intérprete da personagem Juma na primeira versão da novela “Pantanal”, exibida em 1990 pela extinta TV Manchete, e da atriz Letícia Salles, que deu vida à personagem Filó na primeira fase da versão em exibição na TV Globo.

As atrizes e as equipes do SOS Pantanal e da iniciativa “Um Dia no Parque” terão a oportunidade de conhecer três modelos de unidades de conservação que atuam na preservação e equilíbrio do ecossistema. O primeiro é o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense; o segundo, é o Parque Estadual do Encontro das Águas; e o terceiro, A RPPN Acurizal, na Serra do Amolar.

A expedição promoverá a entrega de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de combate a incêndios florestais para a equipe do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Em 24 de julho, as equipes e as atrizes seguem ao encontro das onças-pintadas em um tour de observação pelo Parque Estadual do Encontro das Águas. O felino, que é, aliás, um dos protagonistas da novela e um dos símbolos da fauna local. O animal, também, marca presença recorrente na trama, quando a personagem Juma, diante do perigo, se transforma em onça-pintada.

As experiências proporcionadas pelas unidades de conservação serão registradas pelas duas atrizes e compartilhadas em tempo real com o público por meio de suas redes sociais para reforçar a importância de preservação do Pantanal. A expedição também poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Instituto SOS Pantanal, do Um Dia no Parque e da Rede Pro UC, que irão documentar as vivências.

O fortalecimento e expansão das unidades de conservação são primordiais para a proteção dos biomas do Brasil, explica o biólogo e diretor de Comunicação e Engajamento do Instituto SOS Pantanal, Gustavo de Carvalho Figueirôa. “É importantíssimo a gente estimular a sua criação e a destinação de recursos para que tenham capacidade e autonomia para se autogerirem. Por meio de imagens de satélites observamos que as áreas que abrigam unidades de conservação e lei de proteção possuem menos riscos de serem desmatadas. Vemos, por exemplo, que o entorno do Parque Nacional do Iguaçu está todo desmatado, e dentro do parque é possível avistar o maciço de mata”, afirma.

Já Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró UC, chama a atenção para importância de aproximar as pessoas da natureza. “Temos no Brasil mais de 2.500 Unidades de Conservação que, infelizmente, são pouco conhecidas da população. Por outro lado, dependemos dessas áreas para sobreviver como, por exemplo, o fornecimento de água e outros serviços ambientais. É fundamental que nossa sociedade entenda e conheça o valor dessas áreas. A melhor forma de fazer isso é conhecendo. Um dia no Parque serve para isso, para que todos conheçam e desfrutem das nossas áreas protegidas. Só defendemos o que amamos, só amamos o que conhecemos”.

Quer também participar do Um Dia No Parque?

Pela página da ação na internet, visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque.

Site – umdianoparque.org.br

Redes Sociais – @umdianoparqueoficial

E-mail – [email protected]

Sobre o Instituto SOS Pantanal

Fundado em 2009, o Instituto SOS Pantanal é uma instituição sem fins lucrativos que promove a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal por meio da gestão do conhecimento e da disseminação de informações sobre o ecossistema para governos, formadores de opinião, comunidades, fazendeiros e pequenos proprietários de terra da região, assim como à população em geral. Tem por missão, ainda, atuar permanentemente em prol da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

Site: https://www.sospantanal.org.br

Instagram: @sospantanal

Facebook: institutosos.pantanal

E-mail: [email protected]

Sobre a Rede Pró UC

Organização criada há mais de 20 anos com o objetivo de defender e fortalecer Unidades de Conservação de todo Brasil, com forte atuação na área de advocacy, acompanhando projetos de lei junto ao legislativo e ações do executivo sobre Unidades de Conservação. Também age no campo jurídico e promove campanhas de mobilização, como o Um Dia no Parque, realizado em conjundo com a Coalizão Pró UC.

Redes sociais – @redeprouc

E-mail – [email protected]

Comentários: