25.5 C
Brasília
domingo, 26 maio, 2024

Rússia se torna o segundo maior importador de bananas do Equador

 Legion Media
Segundo dados compilados no primeiro semestre de 2022, a Rússia consome atualmente 20% das bananas cultivadas no Equador.

Até junho de 2022, as exportações de bananas do Equador chegaram a 180,29 milhões de caixas, tendo como principal destino ao bloco da União Europeia, à qual se destinaram 26,51% das exportações; seguido em segundo lugar pela Rússia, com 21,50%. Os dados foram divulgados por Richard Salazar, diretor-executivo da Associação de Comercialização e Exportação de Banana (Acorbanec), citado pelo portal equatoriano Portal Frutícola.

Ainda segundo Salazar, os números fornecidos por poderão aumentar no futuro.

“Estamos trabalhando no crescimento de atuais [mercados] como China, Japão, Coreia do Sul e zona euroasiática, com a Rússia encabeçando, pelo qual iniciamos negociações para a assinatura de acordos comerciais”, acrescentou.

Entre os demais principais importadores de banana do Equador atualmente estão, em terceiro lugar, os países do Oriente Médio, com 17,41%; Estados Unidos, com 9,01%; e em quinto lugar as nações do chamado Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai) com 6,78″.

Banana e fertilizante

De acordo com publicação do Fontanka, o Equador é o principal fornecedor de bananas na Rússia, com uma fatia de 95,7% do mercado nacional – são quase 1,4 milhão de toneladas, por um valor superior a um bilhão de dólares. O principal porto russo de entrada de bananas equatorianas é São Petersburgo.

Paralelamente, a Rússia consome 20% do total de bananas cultivadas pelo Equador e é o principal fornecedor de fertilizantes para o país americano.

As sanções contra Moscou e o congestionamento recente dos portos europeus forçaram as empresas de transporte a cessar o envio de cargas para a Rússia. Alguns agricultores foram obrigados a abandonar toneladas de bananas no decorrer do trajeto.

https://br.rbth.com/economia/87015-russia-se-torna-o-segundo-maior-importador-banana-equador

ÚLTIMAS NOTÍCIAS