27.5 C
Brasília
segunda-feira, 20 maio, 2024

Resistência Islâmica do Iraque lança ataque contra cidade israelense de Eilat

© AFP 2023 / HAIDAR MOHAMMED ALI

Sputnik – O movimento Resistência Islâmica do Iraque anunciou neste domingo (7) um ataque de drones contra a cidade portuária israelense de Eilat, localizada no extremo sul do país, na fronteira entre Israel, Egito e o mar Vermelho.

O jornal Times of Israel confirmou que as sirenes de alerta de intrusão foram acionadas na cidade. Mais tarde, as Forças de Defesa de Israel acusaram ter sido um alarme falso.
Segundo o movimento islâmico, um alvo estratégico “vital” foi atacado, mas a organização não entrou em detalhes. Ontem, sábado (6), a Resistência Islâmica do Iraque também anunciou ataques a refinarias de petróleo de Haifa, cidade portuária no norte de Israel.
A cidade de Eilat tem sido alvo de frequentes ataques devido a sua posição estratégica para a entrada e saída de produtos advindos do mar Vermelho.
Membros das forças de intervenção rápida do Iraque em vila na área de Hawi al-Azim, na província iraquiana de Diyala, em 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024

Panorama internacional

Iraque pede saída de coalizão liderada pelos EUA e fala em ameaça à estabilidade do país

Na segunda-feira (1º), a própria Resistência Islâmica do Iraque já havia realizado uma infiltração de drones na base naval. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), eles foram capazes de identificar um “alvo aéreo suspeito”, mas incapzes de interceptá-lo antes que causasse danos a um hangar. Ninguém teria ficado ferido.
Com sucessivos ataques e um bloqueio marítimo dos Houthis iemenitaso porto de Eilat sofreu uma queda de 80% nas receitas, o que levou a administração a demitir metade do pessoal do porto no mês passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS