24.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Relatório: EUA roubam 40 navios-tanque de petróleo sírio todos os dias

Um veículo militar dos EUA passa por uma bomba de petróleo na zona rural da cidade de Al-Qamishli, no nordeste da Síria. (Foto: AFP)

HispanTV – As tropas dos EUA continuam a roubar a riqueza energética da Síria, ao mesmo tempo que expandem a sua presença ilegal em áreas ricas em recursos do país árabe.

As forças dos EUA contrabandeiam diariamente cerca de 40 navios-tanque de petróleo bruto sírio dos campos petrolíferos nas províncias de Al-Hasaka e Deir Ezzor e transferem-nos para as suas bases militares no norte do Iraque, informou no domingo a agência de inteligência da Rússia, Sputnik.

Os comboios, compostos por dezenas de camiões-cisterna, fortemente guardados por drones de vigilância e veículos blindados, atravessam as passagens ilegais da fronteira de Al-Walid e Mahmudiya para transferir o carregamento de petróleo bruto roubado para bases militares dos EUA na região semiautônoma de Curdistão Iraquiano.

As fontes acrescentaram ainda que um comboio, composto por 20 camiões carregados de combustível e equipamento logístico, chegou no domingo a Al-Hasaka, vindo do Curdistão iraquiano, para expandir as bases militares ilegais operadas pelos EUA no nordeste da Síria.

Síria denuncia à ONU o roubo do seu petróleo pelos EUA e pelos seus fantoches | HispanTV

Síria denúncia à ONU o roubo do seu petróleo pelos EUA e pelos seus fantoches | HispanTV

A Síria denuncia que os EUA e os seus fantoches terroristas e milícias separatistas continuam a violar a sua soberania e a saquear os recursos estratégicos do país.

O relatório detalha que este foi o segundo comboio com equipamento logístico que entrou em instalações militares norte-americanas na zona nas últimas 24 horas, depois de ali ter sido descarregado outro comboio, com 30 camiões.

Síria denuncia saque massivo de 80% do seu petróleo pelos EUA

Os EUA, que enviaram tropas para a Síria em 2014 sob o pretexto de combater o grupo terrorista Daesh, têm atualmente mais de vinte instalações militares declaradas no país árabe, distribuídas por três províncias, principalmente Al-Hasakah, Deir Ezzor e Homs.

Com que propósito os EUA ocupam o território sírio?

A disposição das bases ilegais de Washington assemelha-se ao cordão que rodeia os poços de petróleo e gás localizados a leste do rio Eufrates, que representam a maior parte da riqueza subterrânea da Síria. Como esperado, a ocupação militar é proporcional à riqueza energética. É por isso que as bases militares mais estratégicas estão na zona rural oriental de Deir Ezzor.

Apesar da rejeição contundente do Governo de Damasco à presença ilegal dos EUA na Síria, Washington tem vindo a expandir o seu contingente no leste e nordeste do país, sob o pretexto de “proteger” as zonas petrolíferas de grupos terroristas. o que procura é extrair petróleo bruto, gás e recursos naturais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS