23.5 C
Brasília
quinta-feira, 23 maio, 2024

Reabertura da fronteira Venezuela-Colômbia gera grandes expectativas

Hispantv  – A iminente reabertura das fronteiras entre Venezuela e Colômbia, após sete anos de fechamento, elevou as expectativas dos empresários dos dois países.

Um mês após a posse de Gustavo Petro como presidente da Colômbia, a reabertura da fronteira entre Colômbia e Venezuela já é iminente. Após a conversa entre os líderes dos dois países, empresários de ambos os lados da fronteira se reuniram na última segunda-feira no estado venezuelano de Táchira, para assinar o chamado “Acordo de Fronteira”. No encontro organizado pelo maior empregador da Venezuela, a Fedecamaras, os empresários fizeram questão de recuperar o tempo perdido.

Os dois países compartilham uma linha de fronteira de mais de 2.200 quilômetros. No auge, em 2008, o comércio atingiu US$ 7,29 bilhões. No entanto, as tensões diplomáticas obrigaram ao seu encerramento em 2015. Já, segundo alguns estudos, num contexto de reabertura, prevê-se a venda de cerca de 876 milhões de dólares entre agosto e dezembro. Os empresários já contam os dias para voltar a comercializar com o outro lado da fronteira.

O presidente do conselho de administração da Câmara Venezuelano-Colombiana de Integração Econômica, Luis Alberto Russián, disse que a reabertura abre a possibilidade de empresários colombianos investirem ou fundarem empresas na Venezuela. E destacou a complementaridade entre as duas economias.

No entanto, as autoridades de ambos os países insistem que a reabertura deve ser organizada para evitar o caos. O porta-voz do presidente eleito da Colômbia, Alfredo Saade, disse que o primeiro passo de uma reativação será dado em 8 de agosto, mas insistiu que a infraestrutura das pontes internacionais deve ser revisada primeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS