15.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Putin: BRICS está elaborando sua estrutura de pagamentos já que a confiança na ocidental foi minada

© Sputnik / Sergei Bobylev

Sputnik – Nesta sexta-feira (7), o presidente russo Vladimir Putin fez um discurso na sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).

Atualmente, no mundo está ocorrendo um crescimento tecnológico explosivo que muda todas as esferas da vida, disse o presidente russo Vladimir Putin, durante sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
O presidente russo ressaltou que entre os países do mundo está sendo delineada uma verdadeira corrida para fortalecer a soberania deles.

BRICS está trabalhando na criação de sua própria estrutura de pagamentos

Os países do BRICS estão trabalhando em sua própria estrutura de pagamentos, independente do Ocidente, disse o presidente russo, Vladimir Putin, durante o SPIEF.
“Na linha do BRICS está sendo elaborada a criação de um sistema de pagamento independente que não esteja sujeito a pressão política, abuso e intervenção externa de sanções”, disse ele.
Durante o seu discurso, o presidente russo declarou que a confiança na estrutura de pagamentos foi minada pelos próprios países ocidentais.
“A credibilidade e confiança dos sistemas de pagamentos ocidentais foram severamente minadas pelos próprios países ocidentais. A este respeito, gostaria de observar que no ano passado a parcela de pagamentos para as exportações russas nas chamadas moedas tóxicas de países hostis diminuiu pela metade“, disse Putin. E a participação do rublo nas operações de exportação e importação está crescendo, chegando perto de 40%, acrescentou ele.

A Rússia ultrapassou o Japão e a Alemanha e se tornou a quarta economia do mundo em paridade de poder de compra, mas outros também não estão parados, é necessário firmar a liderança, disse o chefe de Estado russo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS