21.5 C
Brasília
sexta-feira, 14 junho, 2024

Promotores do Peru apresentam queixa de corrupção contra presidente Boluarte

© AP Photo / Martin Mejia

Sputnik – A Procuradoria-Geral do Peru apresentou na segunda-feira (27) uma queixa constitucional contra a presidente Dina Boluarte por suposto esquema de corrupção envolvendo o uso de relógios de luxo.

acusação de corrupção contra a presidente peruana Dina Boluarte pode levar à sua destituição em um momento de certa instabilidade política no país sul-americano.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Gustavo Adrianzen ridicularizou a denúncia, classificando-a de perseguição “indevida, inconstitucional e ilegal”, em comentários feitos à emissora local Canal N, acrescentando ainda que a presidente não se distrairá com “ruído político”.

Boluarte já enfrentou a convocação para depoimentos e buscas policiais pelo uso de vários relógios Rolex e outras joias que parecem estar em desacordo com o seu modesto salário público.
Ela nega qualquer irregularidade no caso, argumentando que os bens de luxo lhe foram emprestados por um governador local.
Esta já é a segunda queixa constitucional enfrentada por Boluarte durante a sua administração de menos de dois anos.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, na Legião de Honra em São Francisco. Califórnia, 16 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2024

Panorama internacional

Congressistas peruanos apresentam novo pedido de impeachment da presidente Boluarte

Em novembro de 2023, o procurador-geral apresentou uma queixa contra a presidente pela forma como lidou com a agitação social mortal após a destituição do seu antecessor.

No final de 2022, o então presidente Pedro Castillo tentou dissolver o Congresso antes de uma votação para destituí-lo do cargo. A sua destituição e subsequente detenção mergulharam o país em semanas de protestos furiosos e por vezes violentos que ceifaram a vida de pelo menos 40 pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS