22.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Processo eleitoral foi um sucesso e refletiu vontade dos votantes

Foto arquivo Gregorio Terán, AVN

Caracas, AVN.- O Conselho de Especialistas Eleitorais da América Latina (Ceela) afirmou em seu relatório sobre as eleições regionais deste domingo, que o resultado da jornada reflete a vontade dos cidadãos.

“O processo se realizou com êxito e a vontade dos cidadãos livremente expressada nas urnas foi respeitada”, disse nesta segunda-feira o presidente do Ceela, Nicanor Moscoso.

“A jornada eleitoral transcorreu pacificamente, sem contratempo, com uma particpação muito importante dentro da média de votação de uma eleição regional”, afirmou, referindo-se aos mais de 10 milhões de venezuelanos que exerceram seu direito ao voto em paz nos 13.559 centros eleitorais do país, para escolher os governadores dos 23 estados. Os dados representam 61,14 % do eleitorado.

“Registrou-se um recorde com 61% de participação, sobretudo por tratar-se de um país onde o voto não é obrigatório”, disse em coletiva de imprensa transmitida por Venezolana de Televisión.

Moscoso informou que durante as visitas dos acompanhantes do Ceela foi possível comprovar que às seis da manhã, a instalação das mesas eleitorais era de 60%, enquanto que antes das sete da manhã, quase 100% já estavam formadas.

“A segurança do voto esteve sempre garantida, porque constatamos que o biombo que permitia o segredo do voto, não tinha elementos que permitisse ver desde outro ângulo, como estava exercendo o voto cada um dos votantes, quer dizer, a segurança e liberdade do voto estão complementamente garantidas”, destacou Moscoso.

O Ceela também felicitou o comportamento dos partidos políticos que participaram deste processo democrático, em que se pôde constatar “que não existiu proselitismo, ingerência destes com respeito à vontade dos votantes. Foi exemplar a participação destas organizações no processo”.

O organismo parabenizou ainda o trabalho realizado pelo Conselho Nacional Elictoral (CNE) para organizar as eleições “tão extremadamente bem”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS