16.1 C
Brasília
segunda-feira, 22 julho, 2024

Processo de Mudança na Bolívia avança com apoio popular

La Paz, (Prensa Latina) Cerca de um milhão de bolivianos ratificaram seu apoio ao processo de mudança no país, liderado hoje pelo presidente Evo Morales, ao apoiar a continuidade do mandatário para o período de 2020-2025.

Durante uma expressiva manifestação neste sábado na avenida Blanco Galindo da cidade de Cochabamba, os movimentos sociais, indígenas e camponeses; bem como professores e mineiros deram SIM à candidatura de Evo para as eleições de outubro de 2019.

O secretário executivo da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia, Jacinto Herrera, disse: ‘Irmão presidente, aqui está seu povo que diz ‘sim tem que continuar”.

Por sua vez, o responsável da Federação de Cooperativas Mineiras da Bolívia, David Torrejón, assinalou que o povo quer Evo no comando do país para que siga com seu trabalho em benefício de todos os setores sociais, em particular os mais despossuídos.

‘Aqui é necessário que o presidente continue por todos os pobres, porque os pobres precisamos que a Bolívia mude em benefício de todos. Essa é a realidade, isso é o queremos’, sustentou. Ao intervir no ato, o secretário executivo da Confederação Sindical de Trabalhadores Mineiros da Bolívia, Orlando Gutiérrez, expressou: ‘O povo está dizendo ‘irmão Evo, não pode descansar’. Este processo deve continuar pelo bem dos bolivianos’.

O vice-ministro de Coordenação com Movimentos Sociais, Alfredo Rada, afirmou que os bolivianos se fizeram escutar e determinaram quem o representará nas próximas eleições gerais presidenciais.

Evo, por sua vez assegurou que graças à sentença do Tribunal Constitucional Plurinacional, que aprovou a fins de novembro o recurso abstrato para uma nova candidatura de autoridades nacionais, o Movimento Ao Socialismo está autorizado para apresentar à presidência no período constitucional 2020-2025.

‘Missão cumprida, estamos reabilitados para 2025, isso não está em debate’, assegurou o mandatário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS