Letícia, Colômbia (Prensa Latina) O presidente colombiano, Gustavo Petro, recebeu neste sábado (08) seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na Universidade Nacional de Letícia, Amazonas, onde unirão esforços em defesa da Amazônia.

«Mais de 600 especialistas e ministros do meio ambiente encerram hoje em Letícia, na Colômbia, uma conferência científica para salvar a Floresta Amazônica. Fecharemos o evento com o presidente Lula”, disse Petro.

Por sua vez, Lula disse antes de sua viagem à Colômbia que em Leticia vão discutir uma agenda de desenvolvimento sustentável para a região e se preparar para a Cúpula da Amazônia, no próximo mês em Belém.

O Encontro a caminho da Cúpula Amazônica em Leticia, capital do estado do Amazonas, na fronteira com o Brasil e o Peru, busca assumir compromissos políticos de alto nível para reverter a acelerada deterioração da Amazônia e trabalhar pela sua restauração.

Da mesma forma, pretende acordar uma estratégia que garanta a integridade do ecossistema, trave a ação e o uso destrutivo da terra e evite chegar ao ponto sem volta, como resposta à crise do clima e da biodiversidade.

A nomeação representa o ponto de partida para a criação de uma nova agenda para o Bioma Amazônia baseada na ciência, conhecimento ancestral, inclusão social e na participação de todos os atores que contribuirão para a formulação e implementação de políticas públicas inovadoras de proteção para este importante ecossistema .

O plano estratégico hoje definido por governos locais e regionais, povos indígenas representados em suas autoridades, setor privado, institutos de pesquisa, cientistas, universidades, sociedade civil e cooperadores internacionais também visa dignificar a população promovendo uma economia que regenera a selva.

A proposta em construção terá uma abordagem de financiamento para chamar o mundo a participar deste terceiro pilar climático e poder alinhar posições políticas para ter uma força de negociação contra esses instrumentos financeiros e a troca da dívida pela natureza, disse o ministro da Ambiente assegurado ontem pela Colômbia, Susana Muhamad.

Da mesma forma, será um reflexo da co-responsabilidade dos países que fazem parte do bioma amazônico, diante da crise climática, enfatizou.

Esta reunião reúne os Ministros do Meio Ambiente do país anfitrião, Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O encontro também busca gerar insumos, criar ações estratégicas de conservação, estabelecer trabalhos conjuntos e linguagens que serão levadas ao Amazon Summit em agosto em Belém do Pará (Brasil).