27.5 C
Brasília
segunda-feira, 20 maio, 2024

Presidente do México questiona posição dos EUA: “Existe um governo mundial? NÃO”

Hispantv – O presidente do México refuta que os EUA não convidaram três países para a IX Cúpula das Américas e pergunta quem autoriza uma nação a excluir outra?

Em entrevista coletiva pela manhã desta terça-feira, Andrés Manuel López Obrador (AMLO) voltou a questionar os Estados Unidos por excluir países da Cúpula das Américas, que acontece desde segunda-feira em Los Angeles, Califórnia, e argumentou que não ir para a nomeação porque a política dos Estados Unidos é “há dois séculos”, enquanto “as coisas já mudaram”.

“No caso da América, nem todos são convidados para a cúpula porque são considerados ditaduras ou porque as relações que mantêm com esses países não são boas. Quem autoriza uma nação a excluir outra? Existe um governo mundial? Não”, indicou o chefe de Estado mexicano.

Entretanto, denunciou as políticas de intervencionismo e a falta de respeito pela soberania, e destacou a importância de buscar o diálogo, dizendo que os países devem evitar o confronto e não continuar a prosperar em políticas que afetam os povos.

AMLO confirma: não vou a uma cúpula onde os EUA não nos respeitam
Além disso, ele disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é uma pessoa com boas intenções, mas que está sob forte pressão de grupos políticos em seu país. “É hora de dizer: basta e você não vai me chantagear, porque os povos vêm em primeiro lugar”, disse AMLO, dirigindo-se a Biden.

Evo Morales: Cumbre de las Américas de Biden nace muerta | HISPANTV

Evo Morales: A Cúpula das Américas de Biden está natimorta | HISPANTV

O ex-presidente boliviano Evo Morales afirma que a IX Cúpula das Américas “nasceu morta” devido à decisão do governo Biden de não convidar todos para a reunião.

No início de maio passado, os Estados Unidos, sede da IX Cúpula das Américas, anunciaram sua decisão sobre a exclusão de Cuba, Nicarágua e Venezuela da Cúpula, alegando que esses países não respeitam a “democracia”. Naquela época, López Obrador foi o primeiro a ameaçar boicotar o evento se todos os países do Hemisfério Ocidental não fossem convidados.

Cúpula das Américas, fracasso total para os EUA, o quê e por quê?
Apesar das tentativas de Biden de evitar o fracasso da cúpula, o presidente mexicano disse que não participará da cúpula e enviou o chanceler do país, Marcelo Ebrard, como seu representante.

A exclusão de Cuba, Nicarágua e Venezuela da Cúpula também gerou o boicote de outros países, como Bolívia e Honduras, bem como a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) e o Caribe Comunidade (Caricom).

 

Traduzido do Google

ÚLTIMAS NOTÍCIAS