25.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Presidente do México defende participação da Rússia em parada militar

Sputnik – O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, defendeu nesta segunda-feira (18) a presença de uma unidade militar russa em um desfile de fim de semana que marcou o dia da independência do México.

A embaixadora da Ucrânia no México, Oksana Dramaretska, políticos da oposição e meios de comunicação críticos criticaram a decisão de permitir a participação de uma unidade russa no domingo (17), mas López Obrador disse que o Estado mexicano permitiu a participação de qualquer país, segundo a Reuters.

Temos relações com todos os países do mundo e convidamos a todos”, disse López Obrador numa conferência de imprensa regular do governo, depois de observar que a presença da unidade russa provocou um “escândalo”.

Até o momento, o governo mexicano procurou manter o país neutro no conflito entre Rússia e Ucrânia, propondo diálogo de paz.
A embaixada russa no México comemorou a participação do 154º Regimento Preobrazhenskiy no evento: “Viva a amizade entre o México e a Rússia!”.
Soldados do 154º Regimiento Preobrazhenskiy participaram de um desfile cívico militar por motivo do Dia da Independência do México. El Regimiento Preobrazhenskiy é uma das formações mais famosas do exército russo. Foi criado em 1691 sob o reinado de Pedro o Grande. É uma honra participar de um evento tão importante para o povo mexicano. Viva a amizade entre o México e a Rússia! Viva México!

Também participaram unidades do Brasil, Chile, China, Venezuela, Sri Lanka, Nepal, Cuba e Nicarágua, entre outras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS