22.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Presidente define eleições como as mais limpas e livres do México

Cidade do México, 4 de junho (Prensa Latina) O presidente Andrés Manuel López Obrador classificou hoje as eleições gerais do último domingo como as mais limpas e livres da história do México.

Ao responder à pergunta de um jornalista sobre a decisão do opositor Partido Acção Nacional (PAN) de contestar os resultados das eleições, apesar de reconhecer a vitória da candidata oficial Claudia Sheinbaum, López Obrador considerou que esta formação está no seu direito.

No entanto, afirmou, as eleições de domingo são “as eleições mais limpas e livres que já existiram na história”.

“Acho que eles têm que respirar fundo, fazer uma reflexão séria e tentar entender o que aconteceu, não cair na complacência. A autocrítica é muito importante, saber retificar, é sensato mudar de ideias”, disse o presidente na sua habitual conferência de imprensa.

“Vivemos num país livre e não temos nada a temer. “Temos a consciência tranquila”, disse o presidente, que mais tarde disse ter sempre defendido que o poder só faz sentido e se torna uma virtude quando é colocado ao serviço dos outros.

“Se eu fosse um candidato ao poder, um político vulgar, estaria pensando por quanto tempo ainda serei importante na vida pública. Não! “Já completei o meu ciclo”, exclamou López Obrador, reiterando que “não é preciso ser muito apegado ao poder ou ao dinheiro”.

De acordo com o programa de resultados preliminares da autoridade eleitoral, Sheinbaum obteve 59,35 por cento dos votos, o que representa uma ampla vantagem em comparação com os 27,90 alcançados pelo seu candidato mais próximo, Xóchitl Gálvez, da coligação de oposição Fuerza y ​​Heart for Mexico.

As sondagens dos últimos meses anteciparam este resultado, dando a Sheinbaum, porta-estandarte do Movimento de Regeneração Nacional, das formações Trabalhista e Ecologista Verde, mais de 20 pontos à frente de Gálvez, do PAN, Revolucionário Institucional e da Revolução Democrática.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS