29.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

Presidente da Colômbia avaliará situação da violência

Bogotá (Prensa Latina) O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, avaliará hoje em Buenaventura, Valle del Cauca, a situação da violência nessa zona portuária para decisões com o objetivo de proteger a vida da população.

Em uma carta ao líder social Leonard Rentería daquela cidade, que através de seu perfil no Twitter expressou sua angústia pela situação de violência enfrentada pelo porto, Petro expressou a necessidade urgente de estar lá.

“Temos que ouvi-los e estar presentes onde a violência quer se entrincheirar. Estaremos com vocês para conhecer suas ansiedades, suas preocupações, suas necessidades”, disse.

Petro, cujo governo está focado em trabalhar pela Segurança Humana, estará hoje nesta cidade com parte do gabinete de ministros.

“Li as mensagens que você compartilhou nos últimos dias em sua conta do Twitter dizendo a nós, colombianos e colombianas, a grave situação de violência que sua terra está sofrendo, aquele belo porto de Buenaventura abandonado há décadas pelo Estado colombiano”, disse. o presidente escreveu em sua carta.

Além disso, o Chefe de Estado fez referência ao apelo de seu governo à Paz Total aos grupos armados em todo o país.

“Como você ouviu na mídia, estamos repetidamente pedindo aos atores violentos que aceitem nossa proposta de Paz Total. Como colombianos, precisamos parar de matar uns aos outros, precisamos que a vida prevaleça, precisamos viver em paz depois de décadas e décadas de violência”, enfatizou.

Sabemos que é um caminho difícil, mas estamos dispostos a percorrê-lo, concluiu o presidente.

Em Buenaventura, o presidente realizará um conselho de segurança abrangente, estabelecerá um Posto de Comando Unificado para a Vida junto com autoridades nacionais e regionais e, à tarde, terá um encontro com o líder social Leonard Rentería e a comunidade do município.

Buenaventura, oficialmente o Distrito Especial, Industrial, Portuário, Biodiverso e Ecoturístico de Buenaventura, é um distrito, uma cidade e o principal porto marítimo da Colômbia e um dos 10 portos mais importantes da América Latina. Estima-se que Buenaventura movimenta mais de 53% do comércio internacional do país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS