La Paz (Prensa Latina) O governo boliviano adquiriu em 2021 mais de 20 milhões de vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, para inoculação de toda a população, destacou hoje o presidente Luis Arce.
Em sua conta no Twitter, o presidente afirmou que “o combate à pandemia é um dos principais desafios do nosso governo” e informou que, desse total, 9.556.929 já foram aplicados aos bolivianos.
“Atualmente, temos doses para cem por cento de nossa população, que a partir dos cinco anos pode ir se vacinar. Atendemos ao povo boliviano!”, destacou.
Ele explicou que durante a administração tomaram as vacinas Sputnik V, Sinopharm, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. O chefe de estado lembrou que quando chegaram ao governo, “não houve esforço para adquirir vacinas” e em tempo recorde, “por meio da Diplomacia Popular, conseguimos a compra de doses com países amigos, que priorizaram a #Bolivia na distribuição de imunizadores “.
Esta semana o Instituto Nacional de Laboratórios de Saúde da Bolívia descartou a presença da nova variante Omicron da Covid-19. Um relatório divulgado pela instituição e divulgado pelo chefe da Saúde e Esportes Jeyson Auza, ratificou” os estudos preliminares ” anunciados há poucos dias que até à data esta cepa não existe ou não foi detectada no País.
O ministro afirmou que a coleta de amostras ainda continua para determinar a presença da referida variante por sequenciação genômica ou qualquer outra, a as autoridades sanitárias apresentaram nesta quarta-feira a nova carteira de vacinação e o pedido de verificação de autenticidade, que entrará em vigor a partir de amanhã com o início do novo ano”.
A Vice-Ministra da Vigilância Epidemiológica María René Castro explicou que o documento será solicitado de pessoas que desejam viajar entre departamentos.