21.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Presidente chinês inicia visita à Arábia Saudita, Egito e Irã

Pequim, (Prensa Latina) O presidente de China, Xi Jinping, iniciou nesta terça (19) visitas de Estado à Arábia Saudita, Egito e Irã, a fim de sublinhar o papel construtivo de seu país na promoção da paz e o desenvolvimento no Oriente Médio.

Xi partiu nesta terça-feira para cumprir sua viajem por convites respectivos do rei saudí, Salmán bin Abdulaziz Al Saúd, o presidente egípcio, Abdelfatah Al-Sisi, e o presidente iraniano, Hasán Rouhaní.

O vice-ministro chinês de Relações Exteriores Zhang Ming disse em uma conferência de imprensa prévia que nestes encontros, Xi e os líderes do Oriente Médio terão um amplo intercâmbio de pontos de vista sobre importantes assuntos regionais e internacionais para promover a paz e estabilidade na região e no mundo.

Durante sua visita a Riad, Xi também se com o secretário geral do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Abdul Latif Bin Rashid Al Zayani, e com o secretário geral da Organização de Cooperação Islâmica (OCI), Iyad Ameen Madani.

China tem tido uma comunicação plena com os países do Oriente Médio para ajudar a distender a situação na região, este Governo também continuará tendo um papel construtivo na promoção da paz e estabilidade nessa zona, acrescentou Zhang.

A comitiva de Xi inclui ao membro do Buró Político do Comitê Central do PCCh e diretor do Escritório de Investigação de Políticas do Comitê Central do PCCh, Wang Huning; ao membro do Buró Político do Comitê Central do PCCh e diretor do Escritório Geral do Comitê Central do PCCh, Li Zhanshu; e ao conselheiro de Estado Yang Jiechi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS