Brasília, 20 de janeiro de 2022 às 16:23
Selecione o Idioma:

Bolívia

Postado em 30/11/2021 4:08

Presidente boliviano expressa gratidão de apoio da Marcha pela Pátria

.

La Paz (Prensa Latina) O presidente boliviano Luis Arce agradeceu hoje o apoio maciço da Marcha pela Pátria que culminou na segunda-feira em La Paz com um comício em defesa da unidade, da justiça e da democracia.

“Agradecemos profundamente o apoio da massiva #MarchaPorLaPatria. Nós nos comprometemos a continuar trabalhando para reconstruir a economia e a pátria para todos. Viva nosso Estado Plurinacional de #Bolívia!” disse o presidente em sua conta no Twitter.

Depois de viajar quase 200 quilômetros em sete dias de Oruro até esta cidade, mais de um milhão de bolivianos dos nove departamentos se reuniram na Plaza San Francisco em La Paz para apoiar o governo de Arce e o processo de mudança que está ocorrendo nesta nação.

Desde o dia 8, data em que o presidente completou um ano no cargo, os setores da oposição, incluindo os comitês cívicos de Santa Cruz e Potosí, promoveram uma greve que durou nove dias e deixou um morto e causou prejuízos econômicos à nação, demonstrando seu objetivo desestabilizador.

Em resposta, organizações e movimentos sociais de todo o país convocaram a Marcha pela Pátria, que foi liderada pelo líder do Movimento Rumo ao Socialismo, Evo Morales.

A marcha foi concluída com uma reunião da cidade que exigiu respeito pela democracia, pelo voto do povo que deu 55,11% a Arce, e justiça para as vítimas dos massacres de 2019, ocorridos durante o governo de facto de Jeanine Áñez.

Comentários: