Buenos Aires, 19 jan (Prensa Latina) O presidente argentino Alberto Fernández viajará hoje à cidade de Chilecito, na província de La Rioja, de onde conduzirá a segunda reunião do gabinete federal.
De acordo com o cronograma presidencial, durante sua permanência em solo riojano, o governante desenvolverá uma ampla agenda e, além da reunião do gabinete federal, visitará obras, fará editais e participará da assinatura de acordos entre autoridades nacionais e provinciais.
Em busca de fomentar o desenvolvimento das regiões, o presidente terá um encontro com vários governadores, acompanhado por uma grande delegação chefiada pelo chefe de gabinete, Santiago Cafiero; e os ministros do Interior, Eduardo Wado De Pedro, e do Desenvolvimento Territorial e Habitacional, Jorge Ferraresi.
A expectativa também é que amanhã ele participe de um encontro com governadores do grupo da chamada região Norte Grande da Argentina, formada por 10 províncias, entre elas Tucumán, Salta e Misiones.
Em declarações à imprensa, o governador de La Rioja, Ricardo Quintela, disse que durante a reunião do gabinete federal serão assinados vários acordos de desenvolvimento.
Ao colocar em prática a Lei do Capital Alternativo, Fernández considerou esta iniciativa muito importante a favor da construção de uma Argentina mais federal, depois de sublinhar que o país começará a se descentralizar e o poder também poderá ficar no interior.
Entre os distritos anfitriões estão La Matanza e General Pueyrredón (província de Buenos Aires), Rosario (Santa Fe), Río Cuarto (Córdoba), Bariloche (Río Negro), Comodoro Rivadavia (Chubut), Concordia (Entre Ríos) e Orán ( Saltar).