22.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Preocupação no Chile pela presença de bactérias agressivas

Santiago do Chile, 5 de junho (Prensa Latina) A ministra da Saúde do Chile, Ximena Aguilera, manifestou hoje sua preocupação com a presença no país da bactéria Streptococcus Pyogenes, que agrava os sintomas da gripe e tem causado algumas mortes.

O responsável destacou as recentes mortes de crianças em idade escolar “que têm sido poucas, mas com grande impacto” e algumas delas associadas à sobreinfeção por este agente patogénico.

Aguilera informou que os casos em que a bactéria causou quadro fulminante estão sujeitos a uma revisão minuciosa.

Isto pode ocorrer, não só com a gripe, mas com outras doenças respiratórias porque é um microrganismo particularmente agressivo, observou o proprietário.

Desde a semana anterior, o ministério enviou um alerta a todos os serviços de saúde para prestarem especial atenção a qualquer suspeita da presença deste estreptococo, que por enquanto tem maior incidência nas regiões Metropolitana e Biobío.

Pediu também aos pais de filhos doentes que os levem imediatamente a um centro de saúde caso não melhorem com o tratamento indicado.

Apesar dos seus graves efeitos, a bactéria tem uma boa resposta aos antibióticos se estes forem aplicados em tempo útil, garantiu o ministro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS