20.5 C
Brasília
quinta-feira, 16 janeiro, 2025

Porto israelense Eilat declara falência devido aos ataques no Iêmen

O porto de Eilat, ao sul das terras ocupadas da Palestina.

HispanTV – O porto de Eilat, no sul da Palestina ocupada, declarou falência devido aos ataques das forças iemenitas em apoio aos palestinos em Gaza.  

O site especializado em notícias marítimas globais WorldCargo revelou na sexta-feira que o porto de Eilat, nos territórios palestinianos ocupados por Israel, declarou falência devido à falta de atividade comercial, que começou após o início dos ataques das forças iemenitas. Palestinos na Faixa de Gaza.

Segundo o relatório, no dia 7 de julho, o diretor executivo do porto, Gedone Gilbert, afirmou perante a comissão de assuntos económicos do parlamento israelita (Kennest) que nos últimos 8 meses este porto não realizou atividades nem obteve rendimentos.

O documento destaca que o impacto económico das operações das Forças Armadas do Iémen no transporte marítimo no Mar Vermelho provocou uma diminuição de 85% nos volumes de tráfego marítimo, fazendo com que as autoridades deste porto procurassem assistência financeira ao gabinete israelita presidido por Benjamin Netanyahu. .

Desde Novembro passado, semanas após o início da guerra genocida do regime sionista contra Gaza, o Iémen tem levado a cabo operações militares contra alvos israelitas na Palestina ocupada, bem como contra navios ligados ao regime de Tel Aviv ou que se dirigem para portos israelitas. no Mar Vermelho, numa tentativa de cortar as rotas de abastecimento de Israel e forçá-lo a pôr fim às suas atrocidades na Faixa Palestiniana.

Em Junho passado, um estudo do Congresso dos EUA revelou que  os ataques no Iémen paralisaram o porto de Eilat , a artéria económica de Israel na Palestina ocupada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS