22.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Por que ninguém quer dar uma chance à paz na Ucrânia?

© AP Photo / Efrem Lukatsky

Sputnik – O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, não vai abandonar a ideia de capturar Zaporozhie, Crimeia e Donbass, se for estabelecida uma trégua temporária entre Moscou e Kiev, escreve em um artigo para 19FortyFive o especialista Peter Harris.

Segundo o professor associado de Ciência Política da Universidade do Colorado, o acordo, que consolidará o status quo existente, não aliviará o humor revanchista de Zelensky.

“Mesmo que aceitem a divisão da Ucrânia como uma medida de curto prazo para o derramamento de sangue, os líderes em Kiev certamente enfrentarão pressão interna para recuperar territórios perdidos se alguma oportunidade surgir no futuro“, escreve Harris.

Na situação atual, se os países envolvidos atingirem a paz, a liderança ucraniana ainda terá incentivos suficientes para retomar as hostilidades e proporcionar condições mais favoráveis para uma nova rodada de negociações, acredita a analista político.
Por sua vez, Moscou alertou repetidamente que as tentativas das Forças Armadas ucranianas de retirar os territórios russos levarão a uma resposta poderosa. Como salientou Dmitry Medvedev, vice-presidente permanente do Conselho de Segurança, os ataques contra a Rússia serão seguidos de represálias.

Mísseis britânicos - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023

Operação militar especial russa

Reino Unido se prepara para enviar mísseis de longo alcance à Ucrânia, revela mídia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS