23.5 C
Brasília
quinta-feira, 23 maio, 2024

Por que há um navio argentino na nota de 500 rublos russos?

Embarcação sul-americana foi impressa na nota de 500 rublos de 1997 a 2017.

“Sim, a nota representa uma fragata de treinamento da Marinha – a fragata Liberdade”, confirmou o especialista em navegação Serguêi Balakin à imprensa russa.
O requisito para a nota era que aparecesse o porto de Arkhanguelsk.
“Primeiro havia outro navio (um barco a vapor) desenhado sobre o fundo do edifício da Estação Marítima e Fluvial de Arkhangelsk, mas o cliente (o Banco Central da Rússia) pediu para modificar um aspecto da imagem: ele queria ‘um veleiro’. A encomenda dos 500 rublos era iminente, e o artista encontrou uma fotografia do primeiro veleiro de um ângulo conveniente. Era o Liberdade, um barco que já esteve em 60 países, participando de muitas regatas. Parece que só chegou até nós nessa forma desenhada”, disse Balakin.
Fragata Liberdade
O projeto gerou polêmica quando o veleiro em questão foi identificado como a fragata Liberdade, um navio argentino que nunca esteve em portos russos. Mas o design perdurou por anos. O Liberdade foi imortalizado na nota de 500 rublos até 2017, quando foi substituído por uma imagem da cidade de Piatigorsk. No entanto, a antiga nota continua em uso.
LEIA TAMBÉM: Como o rublo se tornou a moeda nacional russa
Caros leitores e leitoras,
Nosso site e nossas contas nas redes sociais estão sob ameaça de restrição ou banimento, devido às atuais circunstâncias. Portanto, para acompanhar o nosso conteúdo mais recente, basta fazer o seguinte:
Inscreva-se em nosso canal no Telegram t.me/russiabeyond_br
Assine a nossa newsletter semanal
Ative as notificações push, quando solicitado(a), em nosso site
Instale um provedor de VPN em seu computador e/ou smartphone para ter acesso ao nosso site, caso esteja bloqueado em seu país.

https://br.rbth.com/estilo-de-vida/86687-por-que-ha-um-navio-argentino-nota-500-rublos-russos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS