19.5 C
Brasília
quarta-feira, 23 outubro, 2024

População da Guatemala está atenta à atividade do vulcão Santiaguito

Cidade da Guatemala, 29 de julho (Prensa Latina) O Coordenador Nacional de Redução de Desastres (Conred) da Guatemala pediu hoje estar alerta à contínua atividade do vulcão Santiaguito, localizado no departamento ocidental de Quetzaltenango.

A entidade especificou que, segundo boletim de previsão, as explosões geradas pela cratera podem formar colunas de gás e cinzas até três mil e 400 metros acima do nível do mar.

Isto se dispersaria de 10 a 15 quilômetros para oeste e noroeste, afetando a comunidade de San Marcos Palajunoj, Loma Linda, San Martín Sacatepéquez e fazendas vizinhas.

Da mesma forma, observou ele, é possível que avalanches e sons altos possam ocorrer no complexo vulcânico.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (insuvimeh), acrescentou, não descarta a ocorrência de fluxos piroclásticos de longo alcance.

Isso se somou à diminuição dos lahars em diferentes direções devido à presença de chuvas na área.

O Conred considerou que reforçar a cultura de prevenção é fundamental para estar preparado para qualquer emergência, ao mesmo tempo que recomenda que a população que vive perto de Santiaguito prepare a sua mochila de 72 horas.

Ele incluiu a importância de identificar rotas de evacuação em sua comunidade e de se manter informado através de suas contas oficiais e do Insivumeh.

O Instituto Geográfico Nacional destaca apenas 32 vulcões neste território centro-americano e a Federação de Montanhismo local informa que existem 37.

Outras entidades nacionais consideram os restantes 287 “focos eruptivos”.

Santiaguito, a mais de 200 quilômetros desta cidade, apesar do tempo, continua sendo um dos três vulcões mais ativos da Guatemala, junto com Fuego e Pacaya, com sua última erupção em 24 de agosto de 2016.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS