19.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 março, 2025

Resultados positivos no tratamento do câncer de pulmão em Cuba

Sancti Spíritus, Cuba, 21 de fev (Prensa Latina) Os resultados no setor de saúde desta província central cubana marcam hoje avanços significativos, inclusive no tratamento de pacientes com câncer.

Segundo a Prensa Latina, esta doença de células não pequenas em estágios avançados é tratada na sala de quimioterapia do Hospital Geral Provincial Camilo Cienfuegos com a vacina cubana CIMAvax-EGF®, a única do gênero no mundo.

O medicamento produzido pelo Centro de Imunologia Molecular é administrado ao paciente após verificação se ele atende aos requisitos para receber o imunógeno.

Atualmente, pacientes com câncer de pulmão em Sancti Spiritus alcançam uma taxa de sobrevivência de mais de 85% e melhoram sua qualidade de vida.

Segundo Yeslyn Marín, presidente do Capítulo de Oncologia de Sancti Spiritus, o câncer de pulmão é a principal causa de morte por doenças oncológicas no território.

Desde 2010, mais de 310 casos diagnosticados com carcinoma não pequenas células receberam a vacina tanto na atenção primária quanto na secundária, disse ele.

Ele comentou que seu uso é gratuito em hospitais, sendo aplicado apenas na sala de Quimioterapia do Hospital Camilo Cienfuegos, onde atendem cerca de 70 pessoas com esse tipo de tumor.

Especialistas reconhecem que Carmen Vargas é uma das pacientes de Sancti Spiritus com maior taxa de sobrevivência à doença.

Contraída da doença em 2018 e graças ao tratamento de quase sete anos com a vacina cubana, ela mantém uma alta taxa de sobrevivência; Aos 63 anos, ela se sente ativa em suas funções como engenheira na Empresa de Projetos Agrícolas.

Em declarações à imprensa, ele disse que voltou a respirar quando os oncologistas iniciaram o tratamento de quimioterapia e sugeriram que ele recebesse a vacina CIMAvax-EGF®.

Os resultados foram breves e precisos: foi um longo caminho, mas valeu a pena. Viver um dia é viver muitos anos.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que esse tipo de câncer era a segunda causa de morte, com predominância em mulheres, pessoas de pele branca, maiores de 60 anos, aposentados e fumantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS