17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Petro explica por que suspendeu ataques aéreos a grupos armados

O presidente colombiano Gustavo Petro fala em um evento em Bogotá, Colômbia, 24 de agosto de 2022. (Foto: NurPhoto)

Hispantv – Petro defende com unhas e dentes sua decisão de suspender o bombardeio de acampamentos de guerrilheiros e argumenta que a medida visa proteger a vida de menores.

Na quinta-feira, o ministro da Defesa colombiano, Iván Velásquez, anunciou a decisão do governo de suspender os ataques aéreos contra grupos armados ilegais para evitar que a vida de menores recrutados à força seja ameaçada.

“Não vão morrer mais crianças bombardeadas”, disse o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro, na sexta-feira ao final do Conselho de Segurança Integral no município de El Tarra em Norte de Santander.

Suspensão de ataques não significa parar de combater o crime
Assim, ele respondeu às críticas que surgiram dessa decisão e assegurou que se preocupa mais do que tudo em proteger as crianças durante o conflito armado. Ao mesmo tempo, ele negou categoricamente que suspender os ataques significa parar de combater o crime, de acordo com a rádio local Caracol Radio.

https://youtu.be/YRkdE_jkVs0

O presidente, que chegou ao poder com a promessa de extinguir o conflito armado e negociar com os grupos armados e guerrilheiros, salientou ainda que todas as organizações criminosas do Catatumbo solicitaram negociações de paz. A região é considerada um dos principais focos do país sul-americano e até do mundo para a exportação de cocaína.

Petro, que proclama o fracasso da guerra às drogas liderada pelos Estados Unidos, pediu repetidamente para mudar a estratégia contra as drogas e promover a prevenção do uso de drogas.

Desde que assumiu o cargo no início do mês, Petro deu os primeiros passos para retomar as negociações de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN), o último grupo guerrilheiro reconhecido da Colômbia, ao mesmo tempo em que pede aos traficantes armados que deponham suas armas em troca de benefícios judiciais.

Empenhado em alcançar a paz total na Colômbia, atormentada por mais de meio século de conflito armado, Petro enfatizou que alcançar a paz com os grupos armados no país não significa fraqueza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS