22.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Peru cancela compra de helicópteros italianos e opta por repotencialização de veículos russos

Legion Media

País andino tem 23 unidades do Mi-171Sh.

O processo de aquisição de 12 helicópteros italianos iniciado pela Força Aérea Peruana (FAP), por um valor de 193 milhões de dólares, foi suspenso em definitivo. Segundo fontes, o montante será agora destinado a um programa de repotencialização da frota de aeronaves de fabricação russa que as Forças Armadas do Peru já possuem.

Em 15 de março deste ano, após avaliar os danos causados ​​pelas chuvas no Peru e anunciar estado de emergência pelos desastres, a presidente Dina Boluarte informou que havia providenciado um orçamento adicional para o Ministério da Defesa para a aquisição de helicópteros.

A chefe de Estado havia sido informada, segundo o jornal La República, que a frota desse tipo de aeronave era insuficiente para atender emergências e, portanto, seria necessário aumentar seu número.

No entanto, o Executivo mudou de opinião após receber relatórios de que a compra de helicópteros demoraria e que os veículos não estariam disponíveis para as eventuais consequências do fenômeno El Niño, que teria um impacto desastroso.

Piura, no Peru, após passagem do El Niño.

A empresa italiana Leonardo, cujo modelo AW 139M obteve a melhor pontuação no processo de seleção da FAP, ofereceu, para empréstimo, duas unidades que poderiam ser usadas em operações de emergência.

O governo peruano, porém, optou por financiar a repotencialização das aeronaves de fabricação russa já em operação no país.

AW 139M de Socorro Marítimo usado pela Espanha.

As Forças Armadas e a Polícia Nacional do Peru possuem uma frota de 68 helicópteros russos Mi-8, Mi-17, Mi-25, Mi-35 e Mi-171Sh.

Segundo fontes do Ministério da Defesa, o que está sendo avaliado atualmente é se o programa de repotencialização e manutenção será para todas as unidades ou somente parte delas.

Mi-35 peruano.

Cabe lembrar que, em 1996, o Peru adquiriu 36 unidades de equipamento aéreo, entre MiG-29s e caças Sukhoi Su-25s.

https://br.rbth.com/ciencia/87836-peru-cancela-compra-de-helicopteros-italianos-opta-repotencializar-veiculos-russos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS