21.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Pequim: EUA precisam de sabedoria diplomática ao estilo Kissinger e coragem política ao estilo Nixon

Sputnik – O chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Wang Yi, declarou ao ex-secretário geral dos EUA, Henry Kissinger, que Washington não poderia conter ou mudar a China e pediu sabedoria diplomática e coragem política.

“As políticas dos Estados Unidos em relação à China exigem sabedoria diplomática ao estilo Kissinger e coragem política ao estilo Nixon”, disse Wang durante a reunião na terça-feira (18).

O diplomata chinês nomeou Henry Kissinger “um velho amigo” e agradeceu-lhe o “papel indispensável” no reforço do entendimento entre os dois países.

Além disso, na reunião, Wang Yi apelou aos EUA para “se distanciarem das atividades separatistas” visando a independência de Taiwan.

Kissinger serviu como secretário de Estado para Richard Nixon e Gerald Ford. Como a agência Reuters lembra, ele desempenhou um papel fundamental na normalização das relações entre Washington e Pequim na década de 1970, e depois de deixar o cargo visitou a China regularmente.
A Casa Branca tem conhecimento da visita em curso do político de 100 anos e observou que Kissinger não está representando o governo dos EUA nesta viagem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS