14.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 julho, 2024

Pepe Escobar: Rússia avança para um mundo multipolar; OTAN bombardeia a Crimeia

© Sputnik

Sputnik – Por que não aproveitar o ano da presidência russa do BRICS — com a cúpula do BRICS+ ocorrendo em Kazan em outubro — para criar uma nova associação que una as cidades do grupo ampliado?

É por isso que no último fim de semana mais de 100 prefeitos, vice-prefeitos, chefes de associações municipais e funcionários de governos locais chegaram à prefeitura de Kazan para o primeiro fórum da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+.

O objetivo da nova formação é promover uma cooperação mais estreita e efetiva em vários campos — de economia, cultura e educação a ecologia, gestão de resíduos e turismo.

Segundo o analista geopolítico Pepe Escobar, que esteve no evento, foi fascinante observar os interesses expressos em tantas latitudes, desde o jovem vice-prefeito de Teerã, Hamidreza Natanzi, até a entusiasmada Bernadia Tjandradewi, natural de Yogyakarta, capital cultural da Indonésia, e secretária-geral do filial Ásia-Pacífico da organização das Cidades e Governos Locais Unidos.

No entanto, enquanto a Rússia contribui para um mundo multipolar, mísseis americanos matam civis russos na praia de Sevastopol.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS