21.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Peña afirma que Paraguai retomará relações com Venezuela sem impor condições

Presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña (à direita), encontro com o presidente brasileiro, Luís Ignacio Lula da Silva, 16 de maio de 2023. (Foto: AFP)

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, reiterou que seu governo restabelecerá as relações diplomáticas com a Venezuela após assumir o poder.

HispanTV – Peña, em entrevista coletiva concedida na terça-feira após o encontro no Brasil com o presidente brasileiro Luís Ignacio Lula da Silva, afirmou que assim que assumir o poder, em 15 de agosto, retomará os laços com a Venezuela.

O presidente eleito do conservador Partido Colorado também lembrou que essa decisão foi anunciada antes mesmo das eleições gerais no Paraguai. “Não colocamos condições para restabelecer as relações”, sublinhou.

Em outra parte de suas declarações, revelou que “o Paraguai quer ser a voz da integração” e “está decidido que o Paraguai restabeleça as relações”, disse o presidente eleito, lembrando que já havia conversado por telefone com seu representante venezuelano homólogo, Nicolás Ripe.

“Vamos fazer isso e queremos ser voz no processo de integração, também queremos ser voz do povo da Venezuela, como historicamente tem sido o Paraguai, que recebeu líderes da oposição venezuelana, que muitas vezes buscaram em países amigos a possibilidade de que suas reivindicações sejam ouvidas”, destacou.

Presidente electo de Paraguay busca normalizar nexos con Venezuela | HISPANTVPresidente eleito do Paraguai busca normalizar relações com a Venezuela | HISPANTV

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, planeja reatar relações com a Venezuela, após quatro anos de rompimento de relações diplomáticas.

O presidente eleito do Paraguai declarou após sua vitória nas eleições presidenciais do país que pretende reatar as relações com a Venezuela, após quatro anos de rompimento de relações diplomáticas.

O presidente cessante do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou oficialmente em janeiro de 2019 o rompimento das relações diplomáticas com a Venezuela após a assunção de Nicolás Maduro em seu novo mandato de governo.

Venezuela pede ao Paraguai que investigue negociações entre Guaidó e Abdo
Com a decisão de Peña de restabelecer relações com a Venezuela, o Paraguai se torna o terceiro país da região a normalizar relações bilaterais com o governo Maduro, depois da Colômbia e do Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS