22.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Pela primeira vez na história dos EUA: o presidente do Congresso é destituído do cargo

Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

HispanTV – Kevin McCarthy foi esta terça-feira afastado do cargo de presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, na sequência de uma moção promovida pelo próprio Partido Republicano.

McCarthy foi destituído do cargo de líder da maioria republicana no Congresso por 216 votos a 210. É a primeira vez que um presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos é destituído por uma moção de impeachment.

A frustração dos ultraconservadores com a liderança de McCarthy explodiu no fim de semana, quando ele chegou a um acordo com os democratas do Senado para financiar agências governamentais.

Os motivos

O republicano da Flórida Matt Gaetz, que introduziu a ferramenta processual na noite de segunda-feira para impeachment do congressista da Califórnia, acusou-o de fazer um acordo secreto com a Casa Branca para continuar a financiar a Ucrânia .

Antes do debate de terça-feira, McCarthy defendeu a sua decisão de chegar a um acordo com os democratas para evitar uma paralisação parcial do governo no final do sábado. “Manter o governo aberto e pagar às nossas tropas foi a decisão certa. Se eu tiver que perder meu emprego por causa disso, que assim seja”, disse ele.

Oito republicanos votaram pelo impeachment de McCarthy na votação de terça-feira. Outros 210 – todos republicanos – votaram pela manutenção de McCarthy no cargo.

“O cargo de presidente da Câmara é declarado vago”, declarou o republicano do Arkansas Steve Womack, sentado em sua cadeira, batendo o martelo, entre suspiros audíveis.

Vários republicanos abordaram McCarthy e apertaram-lhe a mão. Ele não falou com os repórteres ao sair da câmara.

O republicano da Carolina do Norte, Patrick McHenry, que apoiou McCarthy, é agora presidente pro tempore, ou presidente interino.

Não está claro se o presidente temporário terá todos os poderes do cargo ou simplesmente poderes administrativos e a capacidade de supervisionar uma nova eleição.

As regras não estabelecem por quanto tempo uma pessoa poderia servir como presidente interino ou quando seriam realizadas novas eleições.

O presidente do Congresso é o segundo na linha de sucessão à presidência, depois do vice-presidente dos EUA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS