25.5 C
Brasília
sexta-feira, 20 fevereiro 2026

Pátria Latina faz 24 anos a serviço da integração dos povos

Altamiro Borges

O site Pátria Latina, que tem como seu propósito ser “uma voz a serviço da integração dos povos”, completou 24 anos de existência neste mês de fevereiro. Como me contou amigo Valter Xeu, esse veículo internacionalista nasceu, ainda no formato de jornal impresso, a partir de um “encontro de periodistas latinos e caribenhos” realizado em Havana no final de 2001.

Na ocasião, o comandante Fidel Castro, que participou de todo o evento, sugeriu a um baita time de jornalistas brasileiros – composto elo próprio Valter Xeu, Hélio Doyle, Beto Almeida, Lalo Leal, entre outros – a edição de um jornal para denunciar os crimes do imperialismo ianque e reforçar os laços de solidariedade entre os povos do nosso continente, entre outros objetivos editoriais.

A proposta gerou adesão e entusiasmo imediatos e poucos meses depois, em fevereiro de 2002, o Pátria Latina começava a circular no Brasil. Com o tempo, tornou-se um veículo indispensável para se entender o que ocorre na América Latina e no mundo. Um órgão de imprensa recheado de informações e análises, sempre estando ao lado da luta do povo por sua emancipação.

Parabéns ao Pátria Latina, ao Valter Xeu e toda sua equipe de colaboradores. É difícil manter um veículo da mídia alternativa no Brasil. Não há políticas públicas de incentivo à pluralidade e à diversidade de vozes. Não há recursos financeiros permanentes para viabilizar projetos ousados de comunicação contra-hegemônica. A publicidade governamental vai quase toda para a mídia monopolista, com seu complexo de vira-lata diante dos EUA.

Vocês estão de parabéns. Sigam firmes no propósito de ser “uma voz a serviço da integração dos povos”. Não desistam. Persistam. Abração internacionalista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS