26.5 C
Brasília
domingo, 26 maio, 2024

Panamá realiza primeiro exercício de apagão analógico

Cidade do Panamá (Prensa Latina) O Panamá está realizando hoje a primeira de quatro simulações de apagão analógico, que servirão de preparação e medição para a implantação do sinal de televisão aberta.

De acordo com a Autoridade Nacional de Serviços Públicos (ASEP), o exercício acontecerá a partir das 20h, horário local, nas províncias do Panamá, Panamá Ocidental e na província caribenha de Colón.

O simulado terá o apoio de emissoras de televisão locais para treinar os usuários sobre a chegada do sinal digital, tecnologia que transforma a imagem, o áudio e os dados.

O programa inclui outros apagões semelhantes nos dias 11, 18 e 25 do mês atual.

Nesse momento, especificado ASEP, o sinal de televisão analógica de canais locais ou nacionais cessará e os telespectadores poderão obtê-lo instalando uma antena para conectar à entrada de uma televisão que tenha acomplado o sintonizador digital DVB-T integrado.

Se o formato estiver faltando, a antena deve ser adaptada a uma caixa decodificadora, especifica os especialistas.

A ASEP informou que o objetivo da iniciativa é garantir que as pessoas que recebem televisão aberta e gratuita, que ainda não migraram para o sinal digital ou não verificaram que atendem ao formato DVB-T, possam adaptar seus aparelhos a um conversor e esteja preparado para a data do apagão definitivo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS