20.5 C
Brasília
segunda-feira, 26 fevereiro, 2024

Os museus mais importantes da Espanha reabrem após o Covid-19

Madri, 6 de junho (Prensa Latina) Sob rigorosas medidas de segurança sanitária, as três galerias de arte mais importantes da Espanha, o Museu do Prado, a Reina Sofía e a Thyssen, reabriram suas portas hoje depois de quase três meses fechados pelo Covid-19.
Durante os primeiros dois dias, a entrada será gratuita para as três grandes galerias localizadas na chamada ‘milha da arte’ de Madri, fechada em 11 de março, três dias antes da decretação do estado de alarme no país devido a a pandemia.

Eles reabrem neste fim de semana com uma redução de um terço de sua capacidade e, em alguns casos, diferentes propostas de exibição e passeios de ida.

Sem a inquietação das multidões, quem tiver a sorte de ganhar ingressos poderá ver a Guernica de Picasso na Reina Sofía, ver suas obras reunidas em uma exposição única e irrepetível no Prado e, no Thyssen, uma magnífica exposição de Rembrandt.

O Prado limitava o acesso a 1.800 visitantes por dia, que deveriam verificar a temperatura do corpo ao entrar, que não pode ultrapassar 37,5 graus, além de ter gel e tapetes hidroalcoólicos à disposição para desinfetar calçados na entrada do museu.

Por sua vez, o Museu Reina Sofía poderá receber 938 visitantes ao mesmo tempo, para os quais foi implementado um sistema automático que permitirá que as pessoas no prédio sejam conhecidas em tempo real.

Com a capacidade reduzida, em salas como a que abriga o Guernica, dificilmente haverá 30 pessoas por vez, quando normalmente 90 entrariam.

No caso da Thyssen, manterá as duas exposições temporárias que já estavam antes do confinamento: ‘Rembrandt e o retrato em Amsterdã’, até 30 de agosto, e ‘Joan Jonas: movendo-se para fora da terra II’, até 13 de setembro .

No primeiro, a capacidade é reduzida para cem pessoas, enquanto na exposição Joan Jonas, 65 visitantes poderão ficar ao mesmo tempo.

Com o retorno do público, as grandes galerias de arte da Espanha recuperam suas vidas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS