Os arcos e aquedutos são hoje em dia símbolos de cidades. Aqui apresentamos Os Arcos e Aquedutos mais bonitos do mundo (3 são portugueses).
O planeta tem vários monumentos antigos que fascinam os turistas de todo o mundo. Os arcos e aquedutos são hoje em dia símbolos de cidades.
Contudo, no passado serviam para outros fins.Com cimento vulcânico, tijolos e pedras, os romanos mostraram ao mundo como distribuir, ao longo de um imenso território, um dos bens mais preciosos que existem: a água.
Os aquedutos que construíram por seu vasto império ajudaram a forjar o poder de sua civilização e mudaram a história da engenharia e da arquitetura ocidentais.
Além de fornecer água potável para a população de suas distantes colónias, essas estruturas representavam – e ainda representam – o incrível domínio da tecnologia da construção atribuído aos engenheiros da Roma Antiga.
Aqui apresentamos os mais bonitos e imponentes arcos e aquedutos do mundo:
ARCO DE CONSTANTINO, ITÁLIA
Este imponente arco foi construído em Roma a mando do Senado Romano para homenagear a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia.
O monumento situa-se ao lado do Coliseu romano e é um hoje marco histórico da cidade italiana.
ARCO DO TRIUNFO, FRANÇA
Em Paris situa-se este incrível arco que foi mandado construir por Napoleão Bonaparte em 1806 para homenagear as suas vitórias militares.
O monumento, situa-se na praça Charles de Gaulle próximo dos Campos Elísios e foi inaugurado no ano de 1836. É um dos marcos históricos mais incríveis de Paris
AQUEDUTO DE SEGÓVIA, ESPANHA
Acredita-se que este monumento tenha sido construído pelos romanos por volta do século I d.C. É um dos mais antigos e bem preservados aquedutos deixados por este império ao mundo.
Hoje é um marco histórico e um dos símbolos da cidade espanhola de Segóvia.
AQUEDUTO DA AMOREIRA, PORTUGAL
Em Elvas, situa-se este magnífico aqueduto com cerca de 8,5 quilómetros de extensão e mais de cinco arcadas que se elevam até 31 metros de altura.
O fim da sua construção foi por volta do ano de 1620 e foi a partir daí que primeiras águas entraram dentro dos muros da cidade. Hoje, o monumento é Património Mundial da UNESCO.
CESAREIA MARÍTIMA, ISRAEL
Cesareia Marítima era uma cidade situado perto do mar Mediterrâneo construída no século I d.C. por Herodes, o Grande.
Um aqueduto foi construído para fornecer água de nascentes no sopé do Monte Carmelo para a cidade.
AQUEDUTO DOS MILAGRES, ESPANHA
Este é outro belo aqueduto romano e também uma das estruturas mais bem preservadas da Península Ibérica.
Situa-se na cidade espanhola de Mérida e acredita-se que tenha sido construído pelos romanos por volta do século I d.C.
LES FERRERES AQUEDUCT, ESPANHA
Este impressionante monumento tem mais de 200 metros de comprimento e servia para fornecer a água do rio Francolí para a cidade espanhola de Tarragona.
Hoje é um marco histórico da cidade e um dos monumentos mais impressionantes do passado.
ARCO DE TITO, ITÁLIA
Este arco foi construído para homenagear as vitórias militares de Tito, um antigo imperador romano.
Este arco, que sobreviveu praticamente intacto e serviu de referência para diversos arcos triunfais construídos depois do século XVI, incluindo o icónico arco do triunfo de Paris.
ARCO DO TRIUNFO DE BARCELONA, ESPANHA
Este arco foi projetado pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas em 1888 e destaca-se pela sua arquitetura diferente e original.
É um dos símbolos da cidade de Barcelona e também uma das atrações que fascina os turistas.
AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES, PORTUGAL
Este aqueduto é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa.
Foi mandado construir por D. João V por volta do século XVIII. Hoje é um marco histórico da cidade que resistiu inclusive ao Terramoto de 1755.
AQUEDUTO DA CARIOCA, BRASIL
No Rio de Janeiro situa-se esta impressionante construção também conhecida como arcos da Lapa.
É considerada a obra arquitetónica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial. Hoje é um cartão postal da cidade.
AQUEDUTO DE VALENTE, ISTAMBUL
Este é mais um dos vários patrimónios históricos da cidade de Istambul. Foi construído por volta do século IV e desde então passou por várias modificações.
É um dos vestígios históricos mais bem preservados e antigos da Turquia.
(cont.)