Trata-se de uma ação de familiarização desses empresários com o potencial turístico do país andino-amazônico, organizada por essa pasta por meio do Vice-Ministério de Turismo em coordenação com a Embaixada da Bolívia em Bruxelas, no contexto do programa Conheça a Bolívia.
Segundo a autoridade, esta quarta-feira os visitantes visitarão o Museu de São Roque e poderão assistir a uma mini-entrada das danças folclóricas daquele território.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, durante a sua 16ª sessão do Comité, realizada no dia 14 de dezembro de 2021, anunciou a declaração da Grande Festa de São Roque, em Tarija, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Além disso, no departamento de Tarija, os empresários europeus percorrem a chamada Rota do Vinho, zona onde se produzem as bebidas espirituosas mais famosas do país.
Huanca informou que nesta quinta será a vez do Salar de Uyuni, em Potos; Na sexta-feira percorrerão El Alto e La Paz, e encerrarão a viagem no dia 9 de junho nas ruínas de Tiwanaku, também no departamento de La Paz.
Constituída por representantes de empresas operadoras de turismo europeias, a delegação chegou esta terça-feira ao aeroporto internacional Viru Viru, em Santa Cruz, onde foi recebida pelo vice-ministro do Turismo, Hiver Flores.
Nesse mesmo dia e, naquele departamento, iniciaram as suas atividades no Eco Parque La Rinconada, onde se promove o ecoturismo, o turismo científico e criativo e outras atividades ligadas à natureza.
Da mesma forma, realizaram reuniões com agências Santa Cruz do setor.
O Ministro Huanca descreveu esta visita como importante dado que os turistas europeus gastam “em média dois mil dólares por dia”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Boliviana de Turismo, Luis Ampuero, elogiou a gestão do Governo e explicou que a delegação é composta por 26 pessoas ligadas ao “turismo, operadores, agentes de viagens, imprensa e navegação aérea”.
Segundo fontes, os visitantes realizarão rodadas de negócios com colegas bolivianos em Santa Cruz, Tarija, Potosí e La Paz.