Nações Unidas, (Prensa Latina) A Assembleia Geral das Nações Unidas será hoje sede de um evento de alto nível sobre água e acesso a este líquido vital, que está incluído entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Essa é uma das razões para realizar o evento de alto nível na quinta-feira, disse o presidente da Assembleia Geral através de sua conta oficial no Twitter.
Antes do evento, 156 países membros da ONU co-assinaram uma declaração pioneira sobre a água, anunciada a missão permanente da Finlândia.
O texto enfatiza que a água é uma questão de vida, pois é a fonte de existência de todos.
Ela também chama a atenção para a importância crítica da água em meio à pandemia de Covid-19, pois o acesso a saneamento e higiene adequados estão entre as primeiras linhas de defesa na ausência de uma vacina, particularmente em muitos países em desenvolvimento.
Mas os níveis atuais de financiamento permanecem substancialmente inadequados para atingir o objetivo da comunidade internacional de disponibilidade universal e gestão sustentável da água e do saneamento, salienta a declaração.
Cerca de dois bilhões e meio de pessoas (36% da população mundial) vivem em regiões com escassez de água.
Até 2050, mais da metade da população mundial estará em risco devido ao estresse hídrico, enquanto a desertificação, por si só, ameaçará a subsistência de quase um bilhão de pessoas em cerca de 100 países, diz o documento.
Além disso, acrescenta, a intensa escassez de água poderia causar o deslocamento de até 700 milhões de pessoas até 2030. ‘O crescimento da população e a crescente demanda por alimentos e energia, bem como a mudança climática, agravarão os problemas de escassez’.
A mudança climática também afeta a disponibilidade e a demanda de água, assim como a frequência e a intensidade das enchentes e secas, observa o texto.
Também enfatiza como a paz e o desenvolvimento sustentável em torno de recursos hídricos compartilhados contribuem para a estabilidade regional.
Portanto, este evento de alto nível da Assembleia Geral da ONU apela para o fortalecimento do diálogo político e da diplomacia da água, inclusive no âmbito da prevenção de conflitos e da criação de oportunidades de cooperação.