30.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Ocidente mentiu sobre armas químicas na Síria, diz fundador do Pink Floyd

Sputnik – O Ocidente mentiu quando acusou o presidente sírio Bashar al-Assad de usar armas químicas no ataque à cidade síria de Douma, disse o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters, em uma conversa com a jornalista Faina Savenkova, de Lugansk, em um vídeo da entrevista que ela compartilhou com a Sputnik.

“Eles tentaram me cancelar porque eu me manifestei contra as acusações contra Assad na Síria de que ele teria realizado ataques químicos contra seu próprio povo. Isso não é verdade. Sabemos que ele não fez isso. A prova está aí e nós sabemos disso”, disse Waters.
Ele ressaltou que os norte-americanos, franceses e britânicos, por sua vez, enviaram tropas para a Síria e lançaram bombas sobre o povo sírio com base nessas acusações.
O ataque com gás ocorreu em agosto de 2013 em Ghouta Oriental, nos subúrbios de Damasco, matando, de acordo com várias fontes, de várias centenas a 1.500 pessoas.
Os Estados Unidos culparam o governo sírio pelo ataque e declararam a necessidade de uma operação militar na Síria.

Militares sentados dentro de veículos de combate Bradley em base militar dos EUA em local não revelado no nordeste da Síria, 11 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2024

Panorama internacional

EUA transferem lote de armas do Iraque para base militar no nordeste da Síria

Poucos dias após o ataque, o Conselho de Segurança da ONU estava considerando um projeto de resolução que abria caminho para ataques à Síria, mas a Rússia e a China vetaram o documento.
Os EUA se preparavam para agir sozinhos, o então presidente Barack Obama buscou autorização do Congresso dos EUA para fazê-lo, mas, no dia anterior à votação, Damasco concordou em colocar seu estoque de armas químicas sob controle internacional de acordo com um plano proposto por Moscou.

Em setembro de 2023, o jornalista norte-americano Seymour Hersh, ganhador do Prêmio Pulitzer, publicou um documento da inteligência dos EUA que dizia que, em 2013, o grupo terrorista Frente Fatah al-Sham (ex-Frente al-Nusra, organização terrorista proibida na Rússia), além do governo de Assad, tinha acesso ao agente químico sarin na Síria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS