Brasília, 16 de agosto de 2022 às 09:47
Selecione o Idioma:

República Dominicana

Postado em 13/06/2022 7:34

O caso Odebrecht retorna ao cenário dominicano

.

Santo Domingo, 13 jun (Prensa Latina) O caso Odebrecht está de volta à cena dominicana, neste caso perante a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Apelação do Distrito Nacional, que ouvirá o recurso contra a sentença proferida no julgamento.

Há oito meses, o Primeiro Tribunal Colegiado do Distrito Nacional puniu dois dos acusados e absolveu quatro, mas o Ministério Público recorreu da punição imposta ao ex-ministro de Obras Públicas Victor Díaz.

Nesse julgamento, o empresário Ángel Rondón foi condenado a oito anos de prisão e Díaz a cinco, ambos ainda fora da prisão “por não serem um risco de fuga” e embora estejam proibidos de deixar o país sem autorização judicial durante o processo de apelação.

Nesta segunda-feira, a objeção apresentada pelo Ministério Público será ouvida e, especificamente, esse órgão está buscando que a sentença de Díaz seja aumentada para 10 anos de prisão.

Os juízes deste tribunal irão agora determinar o destino do processo, pois uma vez ouvida a audiência, eles poderão rejeitar os recursos que considerarem e confirmar a sentença recorrida.

O caso Odebrecht é um dos casos mais seguidos no país, embora haja rumores de que haverá uma Odebrecht 2.0.

Os réus neste julgamento foram julgados por supostamente receberem subornos da construtora brasileira para a adjudicação de obras estatais.

A empresa chegou a um acordo com a Procuradoria Geral para pagar ao país $184 milhões em várias parcelas, o dobro do valor de subornos.

Comentários: