21.5 C
Brasília
sábado, 19 outubro, 2024

NYT revela: EUA enviaram secretamente comandos de inteligência para Israel

Um drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA (Foto: Reuters).

HispanTV – Um jornal revela que comandos e oficiais de inteligência americanos começaram a ajudar Israel logo após o início da guerra contra Gaza.

Em 7 de outubro de 2023, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (o Pentágono) enviou secretamente comandos ao regime israelita para tarefas de aconselhamento de inteligência, revela o The New York Times num relatório publicado este sábado, citando responsáveis ​​norte-americanos.

Segundo as informações, as tropas do Comando Conjunto de Operações Especiais foram rapidamente acompanhadas por um grupo de oficiais de inteligência. Alguns trabalharam ao lado de comandos nos territórios ocupados, enquanto outros operaram a partir da sede da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) em Langley, Virgínia.

Autoridades dos EUA disseram que altos funcionários da Casa Branca se reuniam regularmente com o diretor da CIA, William J. Burns, e com o secretário de Defesa, Lloyd J. Austin.

Irã alerta EUA sobre responsabilidade por qualquer loucura israelense | HispanTV

Irã alerta EUA sobre responsabilidade por qualquer loucura israelense | HispanTV

O Irã alerta os Estados Unidos sobre as consequências de apoiar um eventual ataque de Israel contra o país persa ou mesmo de ter informações sobre esse plano de agressão.

Embora não tenham sido revelados muitos detalhes sobre a inteligência partilhada com Israel, pelo menos seis drones MQ-9 Reaper, controlados pelas Forças Especiais dos EUA, teriam realizado missões para localizar prisioneiros israelitas.

Durante mais de um ano, grande parte da atenção e das críticas ao apoio dos EUA a Israel centrou-se nas armas e bombas dos EUA que Israel utilizou em Gaza. Contudo, a assistência de inteligência também tem sido crucial para os sionistas.

O relatório veio à tona, apesar de responsáveis ​​do Pentágono terem insistido que não apoiam diretamente as operações militares israelitas contra Gaza, uma campanha que matou dezenas de mais de 42.500 civis palestinianos e reduziu o território a escombros.

Na atual guerra contra Gaza, os Estados Unidos, sob a administração Joe Biden, reiteraram o seu apoio a Israel, tanto política como militarmente. Na esfera militar, Washington reabasteceu o sistema Iron Dome e enviou munições adicionais aos sionistas.

É assim que os EUA pedem para “reduzir a tensão”: enviam equipas para defender Israel

EUA gastam quantia recorde em ajuda militar a Israel desde 7 de outubro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS