26.5 C
Brasília
quarta-feira, 4 setembro, 2024

Nove palestinos mortos em ataque israelense em mercado lotado em Gaza

Mulheres palestinianas em frente aos escombros do edifício da sua família, após o ataque aéreo israelita ao campo de refugiados de Al-Nuseirat, em Gaza.

Sputnik – Pelo menos nove palestinianos foram mortos num ataque aéreo israelita num mercado lotado em Deir al-Balah, localizado no centro da sitiada Faixa de Gaza.

Vários outros palestinianos, a maioria crianças, também ficaram feridos no ataque de drones nesta área movimentada, que foi classificada pelos militares israelitas como uma chamada “zona segura para civis”.

De acordo com uma reportagem do site do canal de notícias do Catar Al-Jazeera , os feridos sofreram ferimentos graves.

“Não temos permissão para entrar no hospital. Quase não há espaço para andar devido à quantidade de sangue, corpos e crianças no chão. Não houve nenhum aviso, nenhum sinal de que iria haver um ataque, e esta é a principal razão pela qual há tantas vítimas. A maioria dos feridos no ataque ao mercado de Deir al-Balah, em Israel, são crianças”, disse o repórter da Al-Jazeera, Hind Jezri.

Ele explicou ainda que os feridos foram transferidos para o Hospital dos Mártires de Al-Aqsa, que há meses sofre com a falta de suprimentos médicos. “Desde que as forças israelenses tomaram o Corredor de Filadélfia, nenhum abastecimento entrou na Faixa”, denunciou o repórter.

Mais de 400 organizações humanitárias enviam uma carta à ONU exigindo protecção de civis e trabalhadores humanitários face às atrocidades israelitas em Gaza.

Mais cedo naquele dia, um ataque israelense à Escola Mustafa Hafez, em Gaza, matou pelo menos 12 palestinos .

Nas últimas semanas, as forças de ocupação intensificaram o bombardeamento de áreas supostamente seguras de Gaza, onde dezenas de milhares de civis deslocados pelo conflito procuraram refúgio.

Israel lançou a sua campanha brutal de genocídio em Gaza em 7 de Outubro de 2023, depois de grupos da Resistência Palestiniana terem levado a cabo a operação surpresa Tempestade de Al-Aqsa nos territórios ocupados.

O regime sionista impôs um cerco quase total ao território costeiro, reduzindo ao mínimo o fluxo de alimentos, medicamentos, electricidade e água para o território palestiniano.

Até agora, Israel matou mais de 40 mil habitantes de Gaza, a maioria deles mulheres, crianças e adolescentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS