29.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

No segundo trimestre de 2023, PIB do México cresce 6,0%

Cidade do México, 2 dez (Prensa Latina) O Produto Interno Bruto (PIB) do México registrou um aumento de 6,0% no segundo trimestre de 2023, confirmado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (Inegi).

Em seu comunicado, a entidade indica que a receita foi de 31 bilhões 559 mil 212 milhões de pesos (pouco mais de um bilhão e 800 bilhões de dólares), o que representa um aumento de 6,9 ​​por cento em relação ao registrado no mesmo período. ano.

O relatório indica que os resultados trimestrais preliminares do PIB são realizados através do método das receitas e despesas, o que permite conhecer, no curto prazo, a evolução do pagamento aos factores de produção, bem como o comportamento do rendimento final. despesas de bens e serviços dos agentes económicos por componentes.

Com base no exposto, indica-se que de Abril a Junho, a remuneração dos empregados aumentou 10,7 por cento, os impostos sobre a produção e importação, 9,9, o Rendimento Misto Bruto, 5,7 e o excedente bruto operacional, 3,3, enquanto os subsídios diminuíram 80,4 por cento.

O Instituto indicou que no trimestre de referência a participação das componentes do PIB inclui o excedente operacional bruto com 46,1 por cento, as remunerações dos empregados, 26,1, e o rendimento misto bruto, 21,6 por cento.

Os impostos sobre a produção e as importações tiveram um contributo de 6,3 por cento e os subsídios apresentaram uma diminuição de 0,2 por cento.

Dentro das componentes do PIB pelo método da despesa, estas apresentaram maior crescimento anual face ao segundo trimestre, enquanto a formação bruta de capital fixo apresentou um aumento de 19,9 por cento, o consumo final aumentou 7,5 por cento e os sinistros de resseguros patrimoniais cresceram 0,9.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS