23.5 C
Brasília
terça-feira, 16 abril, 2024

Nicolás Maduro considerou auspicioso o encontro com o ministro argelino

Caracas (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou de auspicioso o encontro realizado nesta terça (20) em Caracas com o ministro de Energia e Minas da Argélia, Mohamed Arkab.

Falámos sobre os progressos na cooperação energética entre os nossos povos, disse o presidente na rede social X.

“É o caminho traçado: união e bem-estar compartilhado. Seguimos em frente…”, expressou.

Maduro recebeu esta terça-feira no Palácio Miraflores, sede do Governo, o presidente argelino, que visita o país para estreitar relações de amizade e cooperação.

O chefe de Estado deu as boas-vindas ao chefe do país norte-africano, que estava acompanhado do embaixador de Argel em Caracas, Yacine Hadji, e de um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino.

Ontem o Ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Tellechea, recebeu a Arkab, com o objectivo de analisar oportunidades de negócio no gás.

No encontro, os dois proprietários avaliaram oportunidades de negócios conjuntos no gás, a sua utilização como combustível de transição para reduzir o impacto ambiental e a sua aplicação como matéria-prima na indústria petroquímica.

Os ministros consideraram também as oportunidades de intercâmbio tecnológico e formação académica na área da energia, de forma a aprofundar os mecanismos de cooperação entre as duas nações, indicou o Ministério dos Petróleos no seu site.

Tellechea e Arkab também analisaram os preparativos para a VII Cimeira do Fórum dos Países Exportadores de Gás, a realizar no país do Norte de África.

Num diálogo mantido em janeiro passado por videoconferência, o seu homólogo argelino, também presidente da empresa estatal Petróleos de Venezuela, manifestou “o grande interesse” do seu país em reforçar a cooperação com a Argélia e em realizar projetos específicos.

Arkab sublinhou a importância de promover e reforçar o intercâmbio com a Venezuela, particularmente nas áreas de “hidrocarbonetos, refinação e manutenção”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS