Falámos sobre os progressos na cooperação energética entre os nossos povos, disse o presidente na rede social X.
“É o caminho traçado: união e bem-estar compartilhado. Seguimos em frente…”, expressou.
Maduro recebeu esta terça-feira no Palácio Miraflores, sede do Governo, o presidente argelino, que visita o país para estreitar relações de amizade e cooperação.
O chefe de Estado deu as boas-vindas ao chefe do país norte-africano, que estava acompanhado do embaixador de Argel em Caracas, Yacine Hadji, e de um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino.
Ontem o Ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Tellechea, recebeu a Arkab, com o objectivo de analisar oportunidades de negócio no gás.
No encontro, os dois proprietários avaliaram oportunidades de negócios conjuntos no gás, a sua utilização como combustível de transição para reduzir o impacto ambiental e a sua aplicação como matéria-prima na indústria petroquímica.
Os ministros consideraram também as oportunidades de intercâmbio tecnológico e formação académica na área da energia, de forma a aprofundar os mecanismos de cooperação entre as duas nações, indicou o Ministério dos Petróleos no seu site.
Tellechea e Arkab também analisaram os preparativos para a VII Cimeira do Fórum dos Países Exportadores de Gás, a realizar no país do Norte de África.
Num diálogo mantido em janeiro passado por videoconferência, o seu homólogo argelino, também presidente da empresa estatal Petróleos de Venezuela, manifestou “o grande interesse” do seu país em reforçar a cooperação com a Argélia e em realizar projetos específicos.
Arkab sublinhou a importância de promover e reforçar o intercâmbio com a Venezuela, particularmente nas áreas de “hidrocarbonetos, refinação e manutenção”.