© Sputnik / Ivan Sekretarev
Sputnik – O presidente boliviano Luis Arce disse em sua fala no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês) que um país não deve ser autorizado a se tornar um “banco central mundial” e a determinar a política monetária no mundo.
“Nenhum país deve ser autorizado a se tornar o banco central mundial e determinar a política monetária em todo o mundo. Estes tempos já passaram”, disse ele.
Arce acrescentou que em um mundo multipolar é necessário distribuir suas próprias moedas, realizar acordos mútuos neles.
Assim, ele especificou que criação de tais alianças como BRICS deve ser promovida em breve porque isso pode ajudar a chegar a um modelo mais equilibrado e baseado na multipolaridade.
Ele enfatizou que a formação de associações como o BRICS é um caminho que garante estabilidade, paz, desenvolvimento e felicidade para os povos.
A 27ª edição do SPIEF em São Petersburgo conta com a participação de 136 países e acontece entre os dias 5 e 8 de junho. Neste ano, o tema é “Fundamento do Mundo Multipolar – Formação de Novos Pontos de Crescimento”.
A primeira edição do fórum econômico ocorreu em 1997, e desde 2006 é organizada com o patrocínio e participação do presidente da Rússia.